Artigos de Revistas...


Seguem abaixo algumas perguntas enviadas pela amiga e colaboradora LADJANE CUNHA, que foram retiradas da Revista Universo Espírita nº 36 - Ano 3 - 2006.

10. Existem Espíritos mais evoluídos do que Jesus?

É possível que sim. Todos os Espíritos superam progressivamente os defeitos e desenvolvem seus potenciais inatos, evoluindo vida após vida até atingir o estágio de espíritos felizes. Depois, participam da criação divina, presidindo o surgimento e desenvolvimento das espécies minerais, vegetais e animais. Auxiliam e dirigem espiritualmente as famílias, povos e nações. São infinitas e graduais tarefas, desempenhadas por inúmeros mensageiros de Deus nos trilhões de mundos habitados no universo. Mais adiantados, os Espíritos puros ou messias presidem à formação e harmonia dos mundos e galáxias e coordenam o nascimento e evolução dos universos: “As atribuições dos Espíritos são proporcionadas ao seu progresso, às luzes que possuem, às suas capacidades, de experiência e grau de confiança inspirada ao Senhor soberano”, afirma Kardec em O Céu e o Inferno.

Os Espíritos perfeitos não erram, atingiram um grau evolutivo que os iguala na capacidade de decidir. No entanto observando a diversidade da natureza, é possível supor que mesmo para Espíritos como Jesus deve sempre existir desafios mais complexos a superar. Tarefas difíceis, todavia, de se imaginar pelo pequeno alcance de nossa compreensão.

11. Jesus já veio à Terra sabendo qual era a sua missão?

Sim. Com toda a clareza. Muitos filmes e livros têm imaginado Jesus com paixões e defeito próprios de espíritos ainda imperfeitos, pouco desenvolvidos quanto ao senso moral. Raiva, desespero, insegurança e medo certamente não estavam presentes na personalidade do Cristo, que é um Espírito puro, vivendo um incessante desejo de fazer o bem. Kardec afirma sobre Jesus que “sua alma, provavelmente, não se achava presa ao corpo, senão pelos laços estritamente indispensáveis”.Constantemente desprendida, ela decerto lhe dava clarividência (faculdade de perceber fatos distantes ou futuros pelo sexto sentido), não só permanente, como de excepcional penetração e superior de muito à que de ordinário possuem os homens comuns”, conforme escreveu em A Gênese. Com uma lucidez que superava os limites da mente humana, Jesus exercia consciente sua missão e se “alguma informação extraordinária recebesse, só de Deus ela poderia ter vindo.Segundo definição dada por um Espírito, ele era médium de Deus”, concluiu Kardec no mesmo livro.

12.Jesus teve um corpo físico?

Sim, Jesus foi um Espírito puro,mas fisicamente habitava um corpo normal. A mensagem de Jesus para os homens é de simplicidade e humildade. Nasceu na manjedoura, numa família simples, e vivenciou todas as dificuldades e sofrimentos da vida.
Ele não nasceu para demonstrar sua grandeza, mas para exemplificar como está ao alcance de todos seguir seu caminho pela reencarnação. Jesus,“como homem, tinha a organização dos seres carnais; porém como espírito puro,desprendido da matéria, havia de viver mais da vida espiritual, do que da vida corporal,de cujas fraquezas não era passível. A sua superioridade com relação aos homens não derivava das qualidades particulares do seu corpo, mas das do seu espírito, que dominava de modo absoluto a matéria, e da do seu perispírito, tirado da parte mais pura dos fluidos terrestres”, esclareceu Kardec no livro A Gênese.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...