Comentários Pessoais...


Bom dia, queridos amigos.

A despeito de muitas coisas tenho andado meio ausente, mas não significa que estamos esquecidos de deixar aqui material para leitura, audição e estudo. Apenas significa que temos menos tempo do que desejaríamos para compartilhar com os queridos as maravilhas do espiritismo.

Ainda assim, ontem estávamos estudando o evangelho e recebemos como lição a mensagem de Jesus que diz "Graças te dou , meu Pai, porque escondestes estes mistérios dos doutos e prudentes e os revelastes aos simples e humildes" (Mateus 11,25).

E muitas vezes pensamos que os ditos "estudiosos", "doutores", "cientistas" teriam mais facilidade em aprender as maravilhas de Deus, pois, como seria de se esperar, aqueles de maior capacidade intelectual deveriam ser os de maior compreensão também. A própria psicologia, até a chegada de Jung, como nos diz Divaldo Pereira Franco, acreditava que quanto mais inteligente o homem, maior a sua consciência.

E o Espiritismo, sempre à frente em suas afirmações, vem mostrando que consciência não tem nenhuma ligação com inteligência. Pelo simples fato de observarmos que um pequeno animal tem inteligência, mas não tem consciência; um cientista nazista de 1945 tinha muita inteligência, mas nenhuma consciência; e assim pode se perceber que inteligência é a capacidade de aprender através da observação e estudo; e consciência é a capacidade de compreender as situações e agir aplicando as leis morais.

Voltando a Jesus e aos Doutos e os Humildes, percebemos que, infelizmente, parece ser natural do homem que quanto mais se instrua intelectualmente mais se afaste ou tente testar a Deus. Quanto que aos humildes, estão sempre abertos a estas informações por estarem em real necessidade de consolo, apoio e, principalmente, esperança.

A Doutrina de Jesus vem nos falar especialmente da Esperança, notemos bem quando ele nos fala que : os que choram - serão consolados, os famintos por justiça - serão fartos, os que são perseguidos - terão o reino dos céus; ou seja jesus nos fala claramente da vida futura, e que nesta vida futura as agruras e os problemas desta aqui serão aliviados, para os que guardarem seus mandamentos.

Em outro momento Jesus nos assevera que o reino dos céus é para aqueles que se assemelharem às crianças, não em inocência, pois até as crianças são espíritos reencarnantes que carregam dentro de sí créditos e débitos; mas em humildade, sinceridade e simplicidade, se abrindo a novas oportunidades de aprendizado e evolução constante.

Sejamos, pois, como os humildes e simples, conhecedores das nossas qualidades e limitações, como nos disse o filósofo grego Sócrates- Homem, conhece-te a tí mesmo e conhecerás o mundo.

Quando à noite oramos ao Pai "não nos deixai cair em tentação", estamos solicitando a Deus força para resistir as más inclinações que trazemos DENTRO de nós e que abrem as portas de nossa alma às influências negativas externas.

Kardec, há 150 anos, já nos dizia "conhece-se o espírita pelo esforço que ele faz em dominar suas más inclinações"; pois tinha consciencia que o grande entrave para a nossa melhoria está dentro de nós mesmos, se não tivermos a semente do desejo mau a árvore não poderá crescer, pois é necessário que exista terra propícia para que a semente germine.

Esta terra é o nosso coração, os nossos sentimentos, os nossos desejos inferiores; os quais podemos domar com o conhecimento do evangelho de Jesus aplicado diretamente às nossas vidas, e conseguimos aplicá-las com o esforço constante e a humildade de reconhecer a necessidade da presença de Deus em nós.

Muita Paz


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...