Perguntas dos amigos...


Mais uma pergunda do amigo que nos enviou um e-mail solicitando alguns eslcarecimentos:

"Bom dia João, me explica outra coisa, com relação a JESUS, como o espiritismos trata esse assunto;
Sei que Jesus foi enviado para pregar ensinamentos de amor e caridade ao povo daquela época,
antes dele Deus já não teria enviados outros espíritos iluminados? Os espíritos enviados por Deus antes de Jesus, não teria conseguido cumprir a missão."


Oi __________, Tudo certo?

Quanto ao lance de Jesus, sua missão e os fatos antecedentes à sua chegada, a espiritualidade nos mostra muitas revelações interessantes, que se completam em uma lógica muito concreta, segue-se mais ou menos assim (desculpe se esqueço alguma coisa):
- A criação do planeta como conhecemos hoje se deu, resumidamente, pelo o processo de transformação da energia e composição da terra, resfriamento do magma, criação das terras, introdução do protoplasma que deu origem as formas vivas primitivas, preparação dos seres vivos e conseqüente aparecimento do homem primitivo.
- Este homem não tinha ainda a consciência e desenvolvimento físico necessário para que existisse nele o raciocínio e a lógica, desta forma foram sendo efetuadas modificações em sua carcaça física, o que chamamos de evolução.
- Com o desenvolvimento físico foi, proporcionalmente acontecendo o desenvolvimento intelectual, e aos poucos o homem foi descobrindo o mundo e a vida em sociedade, o que levou a criação de grupos e ao “aparecimento” de deuses diversos: fogo, noite, morte, sol...
- Através deste pensamento primitivo as sociedades antigas eram todas POLITEÍSTAS, e muitos milênios se passaram até que MOISÉS encarnou no povo hebreu, com a missão de iniciar o processo que traria Jesus a terra. Qual seria o primeiro passo para isso? Se o povo não acreditava em 1 Deus, e sim em vários deuses, o primeiro passo foi orientar um povo para que se tornasse MONOTEÍSTA, e o método escolhido foi libertar uma raça de escravos fazendo “milagres” e convencendo eles pela justiça da força, pois eles ainda eram muito primitivos.
- Esse Deus que aparece para o povo, na verdade, não é DEUS; porque apenas Jesus já viu deus, e sim um espírito evoluído chamado JEOVÁ que era encarregado de instruir Moises no processo com o povo hebreu.
- Moisés trouxe então a 1ª revelação – DEUS é único e senhor de toda a terra. Claro que os humanos daquela época ainda não tinham a capacidade de compreender que as recompensas que teríamos praticando a justiça e o bem eram nos céus, e por isso o Deus do antigo testamento é “materialista” prometendo recompensas na terra.
- Depois de Moisés, vários outros médiuns(Elias, abrahão,Daniel, Davi, etc), que na época se denominavam profetas, vieram e receberam dos espíritos encarregados pela orientação humana as informações, em forma de profecias, que um messias viria.
- Estas profecias e histórias formam hoje os livros do antigo testamento e os médiuns, cujo último antes de Jesus foi João Batista, e seus ensinamentos serviram para preparar o povo para a chegada de um messias, que viria “salvar” o povo, de uma forma que ele ainda não entendia.(e muitas vezes não entende hoje).
- Dizem que a encarnação de Jesus na terra foi planejada por mais de 4000 anos até que ele se fez homem e assumiu o seu manto, trazendo para nós a 2ª revelação, a revelação da lei do AMOR e da FRATERNIDADE. Nesta época o homem havia evoluído suficientemente para receber esta informação. Mas não tanto a nível de receber mais informações, por isso Jesus prometeu que enviaria um consolador, que lembraria o que ele ensinou e ensinaria muito mais.
- No século 19, com a permissão de Jesus, a espiritualidade superior trouxe ao mundo a 3ª revelação – o Espiritismo, que explica o que parece sobrenatural ou milagroso e retoma o conceito original das palavras de Jesus: “nada há de oculto que não venha a ser esclarecido”.
- O aparecimento do espiritismo significa que a humanidade já atingiu um novo patamar de consciência na sua evolução, e que está preparada para aprender mais.

Assim, as pessoas que vieram antes de Jesus não falharam, como você pôde ver, mas tinham um cronograma de ações que , dentro das limitações de sua época, culminaram com a criação de um povo MONOTEÌSTA(onde antes haviam vários deuses), que acreditava na vinda de um MESSIAS(representante deste Deus único e todo poderoso), que traria a SALVAÇÃO para seu povo(que antes era escravo e estava em sofrimento, infelizmente eles ainda creditavam que a salvação seria na terra), e prepararia a humanidade para atingir maiores patamares morais e intelectuais através de um consolador que o guiaria(ESPÍRITO VERDADE - espiritismo). Deu pra sacar?

Qualquer coisa tamos por aqui.

Abraços


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...