Perguntas dos amigos...


Mais uma pergunda, agora de uma amiga, que nos enviou um e-mail solicitando alguns eslcarecimentos:

"Bom dia João, ví no seu livro que você fala de um eminente professor francês que conheceu as mesas girantes e iniciou o estudo que levaria a criação do Espiritismo, esse professor era Allan Kardec, é isso?."

Oi, _________, bom dia.
É exatamente isso que você compreendeu. Embora esta informação esteja em todas as biografias de Kardec, a maioria das pessoas não tem conhecimento de quem na verdade era Allan Kardec antes do lançamento do "Livro dos Espíritos" em 18 de abril de 1857.
Kardec era um destacado professor de nome Hypolite Leon Denizard Rivail, que estudou com o famoso educador Pestalozzi, e trouxe para a educação francesa excelentes livros nas áreas de química, aritmética, gramática, física, entre outros. Seus livros foram inclusive adotados pelo governo francês durante vários anos. Seu renome e qualidade intelectual o levaram a criar centros de estudo onde ele ensinava utilizando os métodos aprendidos com Pestalozzi e de maneira gratuíta. Após alguns anos de trabalho intenso e dificuldades que enfrentou a venda de seus livros conseguiu garantir para ele uma pequena fortuna que lhe permitiu viver de forma confortável juntamente com sua esposa.
Desta forma, ao lançar o "Livro dos Espíritos" o codificador preferiu adotar um pseudônimo do que utilizar o seu próprio nome por dois motivos: 1º o nome de Hypolite Leon Denizard Rivail já estava vinculado a espetaculares obras literárias, então já chamaria a vendagem do livro por sí só; 2º como ele não havia escrito o conteúdo do livro, mas apenas compilado informações obtidas da espiritualidade, ele não achou correto colocar o seu nome em uma obra que não era sua, e sim dos espíritos. Por isso assumiu o pseudônimo de Allan Kardec, que foi uma de suas encarnações anteriores, quando ele havia sido um sacerdote druida, conforme o revelou o espírito Zéfiro. Deu pra entender? Abraços


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...