Perguntas dos amigos...


olá amigos, recentemente recebí um email de uma querida amiga pedindo maiores esclarecimentos sobre um texto que havia sido enviado a ela. O texto é sobre "o sono durante a palestra espírita" e transcrevo-o mais abaixo. Bem, aí segue o que pude responder dentro de minhas limitações:

"Fala __________, tudo certo? por aqui tudo massa.

Quanto ao texto abaixo ele já fala algumas coisas bem elucidativas referentes a este problema (mais comum do que se imagina), porém vou tentar contribuir um pouco mais para o esclarecimento do tópico, utilizando algumas colocações do próprio texto.

Vários são os motivos que podem nos induzir ao sono nestas ocasiões
Realmente estes motivos podem ter várias origens, mas de uma forma mais sucinta podemos dizer que eles pode ser de origem nossa ou externa. "Nossa" quando algum problema físico, psicológico ou emocional esteja nos afetando para que não consigamos dominar o nosso sono; por exemplo quando praticamos atividades físicas durante todo o dia é natural que o corpo quando se sente para assistir a palestra, ao entrar em um período de descanso/repouso, entenda que pode descansar e inicie o processo de sono buscando reparação física. No texto ele também fala sobre alimentação pesada, o que tambem é natural que ocorra a sonolência após as refeições, principalmente se a pessoa tem o hábito de comer muito ou bastante, até se sentir farta, o que occore é a produção de alcool no organismo para auxiliar a digestão e então vem a sonolência.

. desinteresse pelo tema abordado
palestra extensa, onde a exposição ultrapassa o tempo determinado
. falta de coerência e objetividade e
. monotonia do orador.

Muitas vezes as palestras podem ser realmente pouco interessantes, principalmente se a pessoa é daquelas que tem interesses bastante específicos ou muito exigente e aí, normalmente, a nossa mente começa a buscar algo que a atraia ou que preencha o vazio que a atenção requer, como em uma sala espírita ela só vai encontrar pessoas sentadas e um orador falando, normalmente vem a monotonia e assim o sono; Outras vezes quando o próprio orador colabora para que sua platéia tenha a facilidade de desviar a sua atenção, quer seja por falta de conhecimento do assunto ou por falta de habilidade para explorá-lo, vem a monotonia e novamente decorremos em sono físico; eu mesmo gosto muito de utilizar imagens em minhas palestras para dar vida às apresentações.

Em qualquer um dos casos acima, seja por cansaço ou por falta de atenção, o mais correto é que a pessoa se levante, dê uma pequena e dicreta caminhada pelo salão, tome um copo com água, peque uma mensagem ou livro e leia algo discretamente, troque uma ou duas palavras com alguém... algo que vá tirar a sensação de torpor do corpo para que ele desperte, porque, acima de tudo é uma situação muito embaraçosa.

desdobramento do encarnado
essa é uma ótima desculpa que se descobriu para justificar o sono na palestra espírita. muito embora pouquíssimas vezes seja real, principalmente quando o som de um ronco enche a sala. A mediunidade de desdobramento existe e é muito útil, porém no mais das vezes, somente é utilizada pela espiritualidade em salas mediúnicas, sob circunstâncias de reunião e estudo. é muito improvável que a espiritualidade irá tirar uma pessoa em desdobramento no meio de uma palestra pública. Algumas pessoas dizem que o desdobramento acontece quando o médium é tão sensível que se desprende com muita facilidade e desta forma apresenta o sono por desdobramento, bem se é assim ele deverá se lembrar dos tópicos abordados na palestra, portanto é só perguntar o que foi dito e ele deve mostrar que tem algum nível de consciencia durante o sono.

influência espiritual para impedir o esclarecimento do encarnado - (hipnose espiritual interna, segundo Manoel Philomeno de Miranda)
Esta é uma das explicações mais interessantes e também mais sensíveis para este sono. Porque ela implica na condição de que o encarnado está em sintonia com espíritos pouco evangelizados, a ponto de os mesmos terem a capacidade de influenciar o seu estado de sono ou desperto. Esta influencia, que com certeza existe, é real; porém quando chega ao ponto de o espírito conseguir hipnotizar o encarnado deste jeito, ela se apresenta já muito forte e presente na vida do encarnado, o que equivale dizer que ele está obsediado, e ninguém gosta de receber esta qualificação. Portanto é uma afirmativa muito forte para se fazer sem um estudo prévio do caso. é melhor chamar alguém de preguiçoso ou soneca do que de obsediado, não é?

Espero ter sido de alguma valia, e estamos à disposição para qualquer coisa."

-----

Segue abaixo o texto original que me foi enviado:

"O sono durante a palestra espírita
Qual a origem da sonolência durante uma palestra? Com certa freqüência, observamos alguns irmãos envolvidos pelo torpor enquanto assistem à uma palestra. Vários são os motivos que podem nos induzir ao sono nestas ocasiões. Com a finalidade de colaboramos para que a palestra atinja o seu objetivo de maneira ampla e proveitosa, destacamos abaixo alguns destes motivos, que julgamos ser útil a sua identificação e correção, obviamente dentro das possibilidades :
. alimentação excessiva ou "pesada" antes da reunião
. cansaço físico ou mental após um dia de trabalho
. desinteresse pelo tema abordado
. influência espiritual para impedir o esclarecimento do encarnado - (hipnose espiritual interna, segundo Manoel Philomeno de Miranda)
. desdobramento do encarnado
. palestra extensa, onde a exposição ultrapassa o tempo determinado
. falta de coerência e objetividade e
. monotonia do orador.
Neste último item, destacamos o uso de uma linguagem entediante; o volume baixo demais da voz; dicção sem muita clareza; utilização de discurso decorado ou com leitura muito prolongada; divagações com fuga do tema central e finalmente, falta de domínio sobre o assunto.
É fundamental que se realize um esforço para corrigir estas situações que colocam em risco a seriedade do trabalho que é produto do estudo e dedicação do palestrante. Aos ouvintes, é necessário manterem-se alertas nestas ocasiões procurando evitar as condições que favoreçam o sono durante o aprendizado da doutrina. Ainda que o assunto a ser explanado seja do nosso total conhecimento, aproveitemos a oportunidade de expandir - através de outros enfoques e idéias doutrinárias de organização diferente da que temos - o desenvolvimento intelectual e aprimoramento espiritual. "

(Desconheço a fonte)


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...