
Comentários Pessoais...

Comentários Pessoais...
Muita paz para todos!
Os amigos que me visitam constantemente aqui no blog devem ter percebido que durante os últimos dias estive um pouco fora do ar, e agora esclareço que foi por dois motivos distintos:
1)na última semana por motivo de uma viagem a trabalho, o que me toma algum tempo e no mais das vezes não tenho acesso a internet nos hotéis em que fico, o que impossibilita a atualização do Blog.
2)na semana anterior por motivo de dar um tempo maior ao post em que solicito auxílio para o Abrigo São Francisco de Assis, o qual está passando por um período muito difícil e necessitando de grande ajuda.
Neste período alguns fatos que ocorreram me chamaram a atenção e me levaram a filosofar um pouco. E mesmo sem "dar nomes aos bois" acho interessante dividir algumas das minhas conclusões com vocês.
Antes de continuar quero lembrar, mais uma vez, que as colocações aqui expostas são minhas; e não da Doutrina Espírita, e o que houver de erro ou ruim nelas é de minha resposabilidade e nunca da Doutrina, que somente nos ensina o amor e a caridade. Infelizes de nós que ainda não aprendemos a vivê-la em sua plenitude. mas, um dia, certamente chegaremos lá.
Nós os humanos somos engraçados. E no mais das vezes egoistas. Sempre desejamos o melhor para nós e (as vezes) para os nossos; e, normalmente em qualquer situação, se estiver bom pra mim está tudo bem. A psicologia classifica-nos assim em um estado de consciência de sono. Aquela que ainda não despertou para o que existe além do nosso muro. E Joanna de Ângelis afirma que cerca de 95% das pessoas hoje ainda está neste nível de consciência.
Mesmo muitas das pessoas que habitam as searas espíritas, que pregam o amor, a caridade, a compreensão e coisas assim, quando levadas ao ponto de combate, o momento em que a necessidade pede ação, estancam e retrocedem ou desviam e saem da frente.
É muito importante salientar que vivemos em uma sociedade de achismos, se é que esta palavra existe; e todos acham que eu sou o que eu prego que sou, sem se preocupar com o que realmente eu tenho dentro de mim em valores do sentimento. E de tanto as pessoas acharem que sou, eu também termino achando aquilo de mim mesmo. E vendendo uma imagem que só existe no nível do achismo.
Todos trazemos uma "persona" dentro de nós que expomos diariamente, esperando que a sociedade compre as nossas aparencias e que não nos cobre os respaldos reais de nossa posição.
Mas a vida é uma constante mudança, e impreterivelmente nós teremos que, mais dia menos dia, colocar em prática o que a nossa persona afirma. E aí vem o desespero e a desilusão de percebermos que não temos nada daquilo em nós e que seremos desmascarados perante as pessoas que convivem conosco, por nós mesmos. Por nossas falácias, atos e compromentimentos que, ao final, não temos.
Incoenrência. Mentira. Fingimento. Mistificação. Podemos dar o nome que quisermos, ao ato que falarmos uma coisa e agirmos de outro modo.
Infelizmente a lei do "faça o que eu digo e não faça o que eu faço" ainda tem muito espaço na humanidade, nas lides espíritas. Muitos de nossos oradores, presidentes e destaques tem se mostrado portadores de uma santidade "de fachada", que se apresenta imaculada "por fora" e não tão perfeita por dentro; Mas eu acho que Jesus já havia falado nisso antes, em seu evangelho, não foi?
Como também nos advertiu que paltássemos nossas palavras em "sim, sim; não, não."
Coerência. Sintonia. Humildade. Verdade. Seja qual for o nome empregado este é o sentido das palavras do Rabí da galiléia, lembradas a todos nós pelo Espírito de Verdade.
Espíritas, meus irmãos, busquemos agir o mais possível de acordo com nossas convicções; ou se não conseguimos ainda, tenhamos a honestidade de admitir nossas falhas e que estamos em aprendizado. É normal de nosso atual estágio evolutivo. A espiritualidade não nos cobrará aquilo que ainda não estamos prontos para oferecer, portanto doemos o melhor de nós, que seja pouco mas que seja verdadeiro.
Coerência do discurso com a prática. No meu pequeno entender este é o grande desafio de agora. Já sabemos o que fazer e como fazer, resta-nos apenas nos prontificarmos a fazê-lo em nosso coração.
Sejamos nós os primeiros a dar o exemplo de verdade, caridade e humildade e união.
Muita Paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário