Comentários Pessoais...


Prezados amigos, bom dia.

Recentemente alguns amigos daqui de pernambuco, mais notadamente das cidades de Caruaru e Palmares, vieram me perguntar o que eu achava de uma situação que vem sendo muito difundida em nosso estado através dos meios de comunicação jornal, rádio e tv: a volta de Dr. Fritz através do médium Kleber Aran.

O referido médium está em uma temporada de atendimentos na cidade de Recife(pois já vem rodando vários estados brasileiros), onde planeja atender cerda de 40 mil pessoas em um clube esportivo, com atendimentos realizados em meio a multidão e utilizando de métodos, no mínimo, pouco ortodoxos.

Até aí, pelo menos dentro do meu conhecimento, não se diferencia muito dos atendimentos que o Dr Fritz realizava através de Zé Arigó ou de Edson Queiroz. O grande problema, no meu ver, é que o médium tem alguns fatos pouco comuns ao espírito alemão; entre eles a venda(???) de um tubo de chá, com 20ml de uma substância preparada pelo próprio médium, vendido a R$ 8,00 a unidade. O médium declara que esta venda é para cobrir as despesas com descartáveis e o aluguel do clube... Acredito que estas despesas poderiam ser minoradas, ou até eliminadas, se o médium procurasse atender dentro das instalações da Federação Espírita Pernambucana, que pdoeria conseguir doação deste material e ceder o espaço para atendimento; ainda me pergunto porque isto não aconteceu?

Porém, tenho que salientar, este fato por sí só não invalida ou caracteriza como mistificação o fenômeno.

A grande pergunta da maioria das pessoas é: se é o espírito de Fritz de verdade?

A esta pergunta, dentro de meu simples entendimento, deveremos seguir o exemplo do codificador da Doutrina Espírita, cientista por excelência e experimentador nato.

Assim procedendo deveria então ser instalada uma pesquisa séria e coerente de acompanhamento, tanto das atividades do Médium quanto das curas por ele efetivadas. Comunicações deverão ser analisadas; seguidos clinicamente os casos de cura por alguns meses ou até anos; solicitar de médiuns videntes e audientes de conhecida idoneidade que acompanhem os atendimentos realizados; encaminhar pessoas que realmente estão doentes clinicamente (com exames comprovados) para serem atendidos juntamente com pessoas que esteja gozando de saúde física plena(também com exames comprovados) para verificar se são identificados os casos certos e as doenças corretas; entre vários outros procedimentos que possam ser utilizados dentro de uma investigação científica.

Ao meu ver a insituição correta para direcionar este estudo é a FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA, por ser a casa do espiritismo e órgão de maior interesse da idoneidade e representação sadia do Espiritismo no Brasil, poderia então ser representada em cada estado que o médium passar pela Federação Estadual que acompanharia os processos e executaria os procedimentos de análise mais indicados; outr instituição respeitável para tanto ser a AME (associação dos médicos espíritas) cujos integrantes detém, com certeza, o conhecimento espiritual e técnico sobre o assunto em questão.

Não se pode deixar de avaliar também a enorme necessidade que a grande massa tem do "fenômeno", do místico, do milagre... E isto por sí só já é um grande fator que interfere e auxilia nas curas conseguidas, mesmo que sejam anímicas. É inegável o poder que nossa mente exerce sobreo nosso corpo e prova disso são os pequenos "milagres" que consegue quem tem fé e acredita; bem como os conhecidos efeitos "placebo" que a medicina vem estudando há vários anos.

Seria muita prepotência de minha parte dizer precipitadamente que "é fritz" ou que "não é fritz"; tenho em minhas profundas convicções que este é um caso que requer uma análise séria e ininterrupta, até que se chegue ao ponto verdadeiro: Comprovar a participação do espírito alemão e confirmar a fé do povo e o bem que isto traz a sociedade em geral, ou desmascarar um grupo de pessoas que está apenas iludindo e mistificando os outros, prejudicando mais do que auxiliando.

Para uma análise mais profunda do caso repasso abaixo alguns links da internet com vídeos e reportagens a favor e contra o caso e o médium Kleber Aran. Busquemos construir a nossa informação e tomar a posição que acharmos melhor.

Então, sigamos o codificador e analisemos à exaustão cada caso que nos apareça sem medo de melindres ou de causar transtorno à determinadas pessoas; sabemos que os espíritos superiores, inclusive, fazem questão de ser pesquisados e questionados. Lembremos sempre a seriedade de Kardec e não nos deixemos levar puramente pela multidão de fenômenos.

Apenas quero encerrar com uma passagem de "O Livro dos Médiuns", Cap 20, onde o Espírito ERASTO nos adverte que
"Melhor é repelir dez verdades do que admitir uma única falsidade".

Muita Paz.

Links de vídeos e reportagens:

Link 1

Link 2

Link 3

Link 4

Link 5

Link 6

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...