Perguntas dos amigos...


Queridos amigos, bom dia.

Recebemos através do nosso formulário "Entre em contato" uma mensagem de uma amiga que nos escreve:
"...Olá!Quero dizer-lhes que adorei o site. Bem,sempre tive uma duvida e espero que vocês me esclareçam. A depressão ,é uma doença que vem da alma ou do cérebro? Caso a resposta seja da alma,então como explica os remédios trazerem a cura? Muito obrigada! Espero ansiosa a resposta.
Abraços fraternos..."


Segue abaixo a resposta que enviei a nossa amiga, para apreciação:

"Prezada ______________, bom dia.

Quero antes de tudo agradecer pelo seu carinho e dizer que o pequeno blog é apenas uma tentativa de colaborar com o estudo diário de todos nós, espíritos endividados em busca de evolução e evangelização. Mas, de toda forma, obrigado.

Seu questionamento é deveras interessante e, certamente, compartilhado por diversos amigos e leitores nossos também.

Primeiramente vamos analizar a questão mente x cérebro.

Existe uma diferenciação enorme entre os dois - um livro espetacular sobre o assunto é "a loucura sob um novo prisma" de Bezerra de Menezes - e hoje, de acordo com os melhores postulados científicos, podemos afirmar que cérebro é o equipamento físico (neurônios, células, massa carnosa, lóbulos, troncos, etc.); é onde se realizam os processos físico/químicos que possibilitam a interação com o sistema nervoso e, consequentemente, o controle de nosso corpo.

O cérebro, porém, sem a fonte da consciência (pode chamar de mente, espírito ou alma), não passa de um pedaço de carne que emite impulsos elétricos para outros pedaços de carne em um mesmo organismo. É neste momento que entra a ação da mente.

A espiritualidade nos orienta que o Espírito é ligado ao corpo, durante o processo reencarnatório e de desenvolvimento fetal, célula a célula, por laços fluídicos que fazem a ligação mente-cérebro ou espírito-corpo.

A Mente é o objeto ainda "virtual" para a ciência - porque podemos ver os seus efeitos, mas ainda não se pode comprovar sua existência palpável - podemos verificar diversos casos onde uma pessoa com o cérebro doente tem perfeita condição mental e outros onde um cérebro perfeito fisicamente apresenta problemas mentais, compreende? Isto demonstra que tratamos de dois aspectos distintos entre sí, porém complementares para o funcionamento do organismo como um todo.


As Doutrinas Espiritualistas, não somente o espiritismo, vêm afirmando há muitos anos que as doenças que assolam o nosso corpo físico são somatizações de um problema espiritual pré-existente; Jesus nos indicava o amor como melhor terapia, o perdão como forma de aliviar os sentimentos negativos dentro de nós e dizia que não buscassemos a ansiedade "pois a cada dia basta o seu mal".

A ciência hoje já aceita e comprova por testes e meios este processo de terapia, tanto que hoje contamos com as terapias ocupacionais e emocionais que indicam a necessidade dos bons sentimentos para se ter um corpo saudável - é a medicina comprovando o espiritismo em concordância com jesus - porque no final tudo é sintonia e energia.

Com a depressão, classificada como o mal do século, não é diferente. Ela é um processo inicalmente mental/espiritual e vem em decorrencia de nossos problemas internos e conflitos mal resolvidos - os quais trazemos em nosso inconsciente desde as encarnações anteriores. O efeito destes resgates mentais/espirituais são sofridos pelo organismo espiritual que, não tendo onde despejá-los, somatiza no corpo os sintomas gerando as características físicas da depressão.

Acaso nós tivéssemos um equilíbrio e harmonia interiores não necessítaríamos sofrer este mal; mas, uma vez que estamos todos endividados com o passado, é natural que a Lei da vida nos cobre o resgate justo. Alguns de nós conseguem através do esforço próprio e do auxílio dos que nos amam superar estes processos depressivos tão facilmente que nem percebem que estiveram depressivos, outros tem maior dificuldade em sublimar este processo e iniciam um afundamento espiritual que leva ao process depressivo, tão bem caracterizado pela psicologia, e aos efeitos no corpo físico.

Em sua maioria estas pessoas não tem a força de vontade ou a orientação religiosa para sair deste estado e isto os leva cada vez mais a processos auto-destrutivos que são ampliados através da influencia espiritual trevosa. Isto porque uma vez que estamos com nossa sintonia e vibração baixas somos presas fáceis para os espíritos infelizes que desejam nos obsidiar.

O tratamento espiritual e a busca pelo auto-amor e a auto-iluminação são os principais meios de combater este processo depressivo, que precisa da participação ativa do interessado. As terapias de grupo e ocupacionais, a participação em grupos de voluntários, de auxílio aos mais necessitados são estímulos que os depressivos precisam utilizar para vencer os sentimentos depressivos.

Os medicamentos que são indicados para este processo tratam EXCLUSIVAMENTE a parte física do problema. Alguns ainda colocam o depressivo em um estado de humor/psicológico melhor através de estímulos químicos, porém uma vez que se pare de tomar a medicação, caso não se tenha tratado o espírito, os sintomas retornam e ainda maiores.

Existe a necessidade de tratamento espiritual e médico porque não se pode cuidar de um campo e descuidar de outro, uma vez que ambos estão necessitados de cuidados. E nenhuma casa espírita séria irá indicar que o depressivo que esteja em tratamento espiritual encerre o seu tratamento médico, isto é uma incoerencia e um total despautério.

O acompanhamento médico/psiquiátrico é tão necessário quanto o acompanhamento espiritual, e apenas o médico deve indicar quando o medicamento que cura o corpo deve ser parado.

A cura se dá de dentro para fora, nos casos em que realmente existe a cura, e os medicamentos são os agentes que impedirão o corpo de se degenerar mais, compreende?

Recentemente fiz um trabalho sobre depressão, em nosso programa de rádio, que pode ser ouvido no endereço abaixo: http://www.bomespirito.com/2009/12/programas-de-radio.html

Espero ter sido de alguma valia, e caso possa ser útil em outras oportunidades não deixe de entrar em contato.

Paz contigo e família."

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...