Espiritismo e Protestantismo - Observações dos amigos...


Queridos amigos, bom dia.

Hoje pela manhã ao abrir o meu email havia um enviado por um amigo protestante, que se denomina "Discípulo do Cristo", com cópia para diversos sites espíritas, inclusive o www.bomespirito.com (não posso negar que fiquei bastante orgulhoso em ver o pequeno blog no meio de tantos sites de destaque); ele enviou uma mensagem, acompanhada de um texto bastante interessante, que dizia o seguinte:
"... Oi, está é a revelação que Deus nos deu para conhecermos a sua palavra , a sua vontade e o caminho que Ele estabeleceu para nós chegarmos até Ele , espero que leia com o coração disposto a deixar Deus falar com você, Ele vai te revelar muitas coisas.

Estou trazendo alguns pontos da Biblia em questões que o inimigo tem te enganado.

E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo. Apocalipse 14 : 6 ...."


O texto que acompanha a mensagem pode ser lido aqui: http://maisjesus.net/forum.html?func=view&catid=30&id=1201; é bastante extenso e traz diversos versículos e passagens bíblicas que são de especial interesse para o estudo do tema em questão.

Segue abaixo a resposta que enviei para o nosso amigo:

"Prezado Amigo "Discípulo de Cristo", bom dia.

Agradeço imensamente as suas carinhosas palavras e asseguro que o texto que enviou será objeto de estudo de minha parte.

Necessitamos todos sempre estudar os evangelhos e a mensagem de Jesus para que brote em nosso coração as sementes do amor e da compreensão, da bondade e do respeito, da caridade e da fé.

Nenhuma destas sementes poderá frutificar se não houver o trabalho em seu benefício; e este trabalho deve ser incessante e diário, vigiando desde os nossas menores imperfeições até os maiores deslizes e orando sempre para que Jesus esteja nos fortalecendo através de seu amor incondicional.

Aproveito também para convidá-lo a visitar meu blog em www.bomespirito.com e poder também conhecer um pouco mais sobre a Doutrina Espírita; certamente, caso se disponha a ler um pouco do que está escrito lá, poderá encontrar subsídio para um estudo mais aprofundado neste tema.

Compreenda que de maneira alguma estou tentando afrontar sua fé ou tornar-lhe um de nossos adeptos; apenas gostaria de retribuir a gentileza de haver me cedido um precioso material de estudo com uns poucos textos sobre o Espiritismo.

Gostaria, por fim, de esclarecer que tenho um profundo respeito e aceito todas as religiões como sendo caminhos adequados para cada um de seus seguidores que as tenham no coração e não apenas nas palavras.

Lembro sempre as palavras de Jesus quando nos afirma que "tem outras ovelhas que não são deste rebanho" e "que nenhuma delas se perderá" - isto me dá uma paz imensa e a certeza que, apesar de meus muitos erros, ele também me ama e vai me auxiliar sempre, afinal, "ele veio para os doentes" e, pelo menos eu, ainda sou doente da alma.

Despeço-me com os melhores votos de paz e felicidades para tí, meu irmão em cristo.

João Batista Sobrinho."


2 comentários:

Anônimo disse...

Prezado João Batista,
Fui espírita por 15 anos, tendo atuado como médium psicofônica, palestrante, evangelizadora de infância e juventude e orientadora de ESDE. Então, conheço a D.E. bem, pois li todos os livros do pentateuco kardequiano mais de 2 vezes (o L.E. foram 5) e toda a bibliografia de André Luiz, Emmanuel, Joanna de Angelis, Manoel P. de Miranda, Bezerra de Menezes (encarnado e psicografias), Camilo (Raul Teixeira), Hermínio Miranda, Leon Denis, dentre outros autores. Foram mais de 500 livros espíritas que passaram sob meus olhos naqueles 15 anos.
Hoje sou protestante, muito porque, contrastando os ensinos kardequianos com algumas dessas passagens bíblicas que você recebeu, percebi as incongruências do espiritismo enquanto corpo de doutrina cristã.
Contudo, sei que pessoas piedosas estão entre os espíritas. Mas também sei, hoje, que o caminho da Vida não é religioso e sim de escolha: só chegamos a Deus por Jesus. E no espiritismo tem muito pouco de Jesus e muito dos espíritos. Muito raciocínio e muito pouca fé, que é o que definitivamente faz com que a graça divina seja derramada sobre nós, salvando-nos de nós mesmos.
Em Cristo,
Jaqueline Soares.

vbjoao2@gmail.com disse...

Prezada Jaqueline, bom dia.

Fico Feliz que tenha encontrado seu caminho em uma religião tão generosa e bem orientada como a doutrina Protestante; certamente, uma vez que é onde você se identifica, este é o melhor caminho para você hoje.

Apenas peço desculpas por não concordar com suas carinhosas palavras no tocante a haver muito pouco Jesus na Doutrina Espírita; acho que isto não corresponde ao real.

É inegável que temos muitos espíritas mais científicos ou filosóficos, mas também temos muito mais espíritas cristãos, se baseando no Evangelho do Cristo. Acredito que talvez o engano esteja nas lideranças que guiam algumas casas.

Não podemos esquecer da questão 625 de O Livro dos Espíritos e de todos os esclarecimentos e orientações que recebemos sobre o Mestre Jesus e sua dedicação a nós nas Obras espíritas basilares e nas complementares.

Acredito, outrossim que, como poderá ver em algumas declarações que fiz no meu blog e em minhas palestras, se seguíssemos os ensinamentos que Jesus nos legou e tivéssemos o amor em nossos corações, nenhum de nós necessitaria de religião alguma. Sei que sem o Cristo nada podemos, nem poderemos, de nós mesmos.

Devemos todos seguir seus divinos ensinamentos. Afinal, o Cristo não fundou religião nenhuma, apenas nos guiou para um comportamento rico em amor, compreensão e perdão, que quando bem seguido, constroi em nosso coração a Paz do Cristo.

Deus te abençoe e guarde.

Paz contigo sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...