Problemas e dificuldades - Perguntas dos amigos...


Queridos amigos, bom dia.

Recebí recentemente através do nosso formulário "Entre em contato" uma mensagem de um amigo que nos escreve:
"...Estou passando por uma fase complicada em minha vida, onde no qual paresse tudo esta desabando em minha cabeça. Profissional, Pessoal tudo complicado, gostaria de uma ajuda suas. Obrigado...."

Segue abaixo a resposta que enviei, para apreciação:

"Prezado ____________, bom dia.

Fico muito feliz com seu carinho e confiança em que eu possa ajudar você de alguma forma.

Não sei qual a sua religião, mas acredito que quem esteja necessitado de luz não vai se importar de onde ela venha, não é?

Antes de falar qualquer coisa gostaria de pedir que você, no seu íntimo, fizesse uma avaliação de como está nestes últimos tempos; como tem se colocado em relação a deus, como tem se colocado em relação a você e a sua família/amigos/parentes; como tem se colocado em relação a sociedade/trabalho/relações... e a partir desta auto-avaliação quero solicitar que você busque encontrar algum(s) ponto que estejam em desequilíbrio com as leis harmoniosas de Deus. Talvez a partir deste(s) ponto(s) você possa ter uma indicação de por onde começar a "faxina" e sua alma, seus desejos, suas paixões e seu comportamento.

Você pode se perguntar porque estou levantando este ponto em primeiro lugar, e é uma pergunta justa. A resposta é que normalmente nós (os que acreditamos em reencarnação) buscamos a resposta para tudo no passado, em uma vida da qual não recordamos e pela qual não poderemos mais fazer nada. é inegável a contribuição de nossas vidas pretéritas em nosso presente; porém são tanto quanto, ou muito mais, ativas e atuantes as escolhas que fazemos no hoje, no nosso passado recente e presente.

Vamos encontrar uma ótima dissertação sobre isso no livo "o evangelho segundo o espiritismo", capítulo 5 "bem aventurados os aflitos", principalmente nos pontos: 3,4,5,6,7,8,9,10,12,13,19 - embora todo o capítulo seja muito bom e esclarecedor. Caso você não tenha o livro pode encontrar online aqui www.biblioteca.radiobomespirito.com .

Nossos sofrimentos devem, no mais das vezes, serem encarados como testes, provas que a vida nos dá e as quais somos colocados em locais onde fazemos escolhas. Muitas destas provas escolhemos antes de reencarnarmos, outras vamos escolhendo no dia-a-dia, mas em todas está a mão de Jesus desejando o nosso crescimento e aprendizado. Cito muito a frase de Jesus "o escandalo é necessário" porque representa uma das obrigações da vida em nossa Terra.

Lembro que a terra é um mundo de provas e expiações e nenhum de nós que andemos sobre ela estamos livres de sacrifícios e sofrimentos - a exemplo do próprio Mestre de Nazaré.

Uma vez que percebamos isso, podemos nos perguntar "e o que faz a diferença então?" - e a resposta é "o modo como enfrentamos os problemas".

Se enfrentamos os nossos problemas fugindo, com medo, receio ou atitudes derrotistas; se encaramos nosso problema como o principal em nossa vida e agigantamos o seu tamanho, ficando paralizados nos sentindo coitados frente a ele; se nos inconformamos com a providência divina e nos revoltamos reclamando e basfemando - se é assim que enfrentamos o nosso problema então teremos dois problemas: um criado pelas atitudes/ações e outro criado pela inação em resolvê-lo. Não devemos nos comportar assim.

Ao enfrentarmos nossos problemas que seja com força e determinação, buscando a saída que sejam melhor (sem prejudicar a ninguém), observando todos os ângulos possíveis, tendo a humildade de reconhecer nossos erros e de buscar auxílio e, principalmente, sem blasfemar ou reclamar de Deus - que apenas quer o nosso melhor.

Sei que é fácil falar e que é difícil fazer; mas quando aconselho isso a alguém é porque em momentos difíceis de minha própria vida agi deste modo e não me arrependí.

A oração se apresenta para todos nós como um bálsamo de alívio e gerador de forças - desde que verdadeira e bem sentida. Quando falo da oração não me refiro a repetição sem fim de rezas que aprendemos quando éramos crianças, mas a uma conversa sincera, abrindo verdadeiramente o coração, entre você e Deus... Ele sempre nos escuta e envia seus espíritos de luz para nos auxiliar - muitas vezes nós é que não estamos em sintonia com eles para percebermos. Mas sempre que deixarmos de lado os nossos erros e buscarmos auxílio verdadeiro em Jesus, nós encontraremos.

Pode levar algum tempo para que nos acostumemos a este novo caminho de luz, mas com esforço conseguimos chegar lá.

Gosto muito do capítulo 6 de "o evangelho segundo o espiritismo" - "o Cristo consolador" - ele traz mensagens belíssimas e entre ela esta que transcrevo abaixo, para que você possa ler (vale a pena depois lê-lo todo - certamente será bastante útil para você):

"Deus consola os humildes e dá força aos aflitos que lha pedem. Seu poder cobre a
Terra e, por toda a parte, junto de cada lágrima colocou ele um bálsamo que consola. A
abnegação e o devotamento são uma prece continua e encerram um ensinamento profundo. A
sabedoria humana reside nessas duas palavras. Possam todos os Espíritos sofredores
compreender essa verdade, em vez de clamarem contra suas dores, contra os sofrimentos
morais que neste mundo vos cabem em partilha. Tomai, pois, por divisa estas duas palavras:
devotamento e abnegação, e sereis fortes, porque elas resumem todos os deveres que a
caridade e a humildade vos impõe. O sentimento do dever cumprido vos dará repouso ao
espírito e resignação. O coração bate então melhor, a alma se asserena e o corpo se forra aos
desfalecimentos, por isso que o corpo tanto menos forte se sente, quanto mais profundamente
golpeado é o espírito. - O Espírito de Verdade. (Havre, 1863.)"


Espero ter sido de algum auxílio e, caso necessite, não deixe de entrar em contato.

Paz contigo."

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...