Células Tronco e Espiritismo - Perguntas dos amigos...


Queridos amigos, bom dia.

Recebí recentemente em meu e-mail uma mensagem de uma amiga que nos escreve o que segue abaixo:
"...Boa noite!
Caro João e Querida Lilian, antes de tudo agradeço os textos, todo dia tenho algo para refletir e tentar evoluir! Sei que nunca mais apareci no Centro fisicamente, mas é bem verdade que meus pensamentos de lá nunca saíram!! Estou em Recife às aulas do Mestrado em __________________, já começaram assim como também minhas atividades em laboratório.. por tal motivo..desde o ano passado quando me preparava pra seleção do mestrado..não me encontro em palmares no domingo a noite...
Estou enviando um texto sobre células-tronco, de Décio Iandoli, que encontrei na internet, e uma parte dos slides de um artigo cientifico que não é meu mas apresentei esses dias..é complexo ver o ponto de vista cientifico de um lado ético-religioso do outro...sinceramente eu to confusa... queria ver de forma mais profunda do ponto de vista do Espiritismo... Vocês têm algum material???
Desde já obg!!!
Paz e Luz!!..."


Respondi o que segue, e deixo aqui para nossa reflexão:


"Olá, garota, há quanto tempo.

O tema "células tronco" é realmente muito controverso e ainda passível de várias opiniões, tanto sociais quanto científicas ou religiosas.

Do ponto de vista do espiritismo temos diversas opiniões que se apresentam por várias lideranças no movimento em que algumas são a favor, outras contra, outras ainda aceitam mas com restrições, alguns abominam como heresia, uns acreditam não haver problemas e assim vai.

Acredito que isto ocorra porque não existe uma opinião "doutrinária" - entenda-se por doutrinária o que está contido na codificação - e nem podia haver, porque há 157 anos nem se pensava em tais acontecimentos; ainda se poderia buscar algum aval nas obras "complementares" - André Luiz e Emmanuel - porém não vamos encontrar explicitamente referências a "embriões" ou "células tronco"; vamos sim encontrar diversas referencias ao "avanço da ciência", a "corpos que são gerados para não receberem espíritos", a "permissão de Deus para o avanço intelectual", sem contar "livre arbítrio" e "evolução".

De minha opinião pessoal não acredito que Deus, em sua infinita sabedoria, iria dar ao homem a capacidade de criar/inventar/descobrir, sem um fim útil e justo - o que ocorre na maioria das vezes é que o homem perverte suas criações e as utiliza para satisfazer seu orgulho e egoismo. Acredito, sim, que Deus permita a descoberta de novas técnicas e avanços científicos de modo a trazer novas perspectivas de cura e alívio dos sofrimentos terrenos. Acaso não fosse assim, a lei do progresso perderia totalmente o sentido.

Também não consigo acreditar que a Suprema Bondade, que nos criou e criou as leis perfeitas do universo, iria fazer a "bobagem" de ligar espíritos reencarnantes a embriões que estão destinados a experimentos científicos - isso seria subestimar muito a sabedoria do universo. E, olhando por outro lado, mesmo caso isso possa acontecer, tenho certeza que se dá por algum motivo justo e sábio, como por exemplo: choques anímicos, retomada de formas para espíritos ovóides, descarte em corpos físicos defeituosos de problemas perispirituais, complemento de resgates, complemento de tempo de encarnação, etc... E assim veremos também um cumprimento da lei de causa e efeito.

Necessário se faz compreender que, apesar de toda a especulação, não temos ainda o aval ou a contradição "oficiais" da espiritualidade. Mais uma vez Deus nos deixa livres para decidir o que fazer e assim utilzarmos a nossa consciencia para adequar as nossas vontades e necessidades às suas leis, ou não.

Este "silencio" dos espíritos mais evangelizados é exatamente o respeito a este nosso direito e dever, bem como necessidade, de pensarmos, pesarmos e tomarmos a decisão que acharmos mais acertada.

Alguns espíritos, como Joanna de Angelis em seu livro "dias gloriosos", apresentam opiniões pessoais/espirituais, porém, por mais "famoso" que seja o médium ou espírito, estas opiniões são apenas isso: pessoais/espirituais.

Acho que o mais correto a se fazer no momento é o estudo de diversos textos e de opiniões diferentes para que possamos formar a nossa própria opinião. A meu ver existem temas que são "discussão de sexo dos anjos" - ou seja, andam muito e~não levam a ponto nenhum.

Acho inclusive que o tempo gasto com discussões desta monta poderia ser muito melhor aproveitado discutindo-se e espalhando-se a boa nova, o evangelho de Cristo; afinal, as Leis Divinas tem cuidado das encarnações e reencarnações, criações e destruições há milhares de anos e, até hoje, não temos notícia de falha ou erro... enquanto que a evolução moral do homem está ainda muito necessitada de "evangelho".

Envio abaixo alguns links para textos relacionados ao assunto com diversas opiniões, acredito que será bastante útil para você.
http://www.ceismael.com.br/tema/celula-tronco.htm
http://www.ceismael.com.br/tema/reproducao-assistida.htm
http://www.apologiaespirita.org/artigos_estudos/embrioes_congelados.htm
http://www.panoramaespirita.com.br/modules/smartsection/item.php?itemid=7952
http://pt.shvoong.com/humanities/philosophy/1805058-c%C3%A9lulas-tronco-espiritismo/
http://www.terraespiritual.locaweb.com.br/espiritismo/artigo1317.html
http://www.ipepe.com.br/biologia.html
http://www.panoramaespirita.com.br/modules/smartsection/makepdf.php?itemid=8009

No mais, espero ter sido de alguma ajuda. Vê se aparece.

Paz contigo."

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...