Equilíbrio e Saúde do corpo e da mente - Perguntas dos amigos...


Queridos amigos, bom dia.

Recebí recentemente através do nosso formulário "Entre em contato" uma mensagem de uma amiga que nos escreve o que segue abaixo:
"...ola. eu gostaria que me desse algumas dicas para eu me manter o meu corpo e a mente mais equilibrada...
coisas que eu posso fazer para recuperar energia ..."


Segue abaixo a resposta que enviei a nossa amiga, para reflexão:


"Prezada _____________, boa tarde.

Por uma incrível coincidencia este final de semana passado apresentei o tema "cuidar do corpo e do espírito" em duas casas espíritas, uma no domingo à tarde e outra no domingo à noite.

Voce poderá encontrar a palestra para escutar e para download em meu blog ( www.bomespirito.com ) e acredito que ela será bastante útil para você, em sua dúvida.

Nós, os seres humanos, devido aos nossos sentidos mais grosseiros, que não nos permitem observarmos o mundo extra-físico que nos rodeia, temos o grande problema de pensar que somos um corpo físico que, por acaso, tem um espíritoo; e esquecemos que somos realmente espíritos que vestem temporariamente um corpo físico.

Em "o Livro dos espíritos" questões 22-a e 367 vamos ser informados que corpo é o instrumento de que o espírito se serve para interagir com o mundo material, e em "o evangelho segundo o espiritismo" capítulo 17 , ponto 11, encontraremos a informação que corpo e espírito, embora sejam encarados como coisas individuais pelos estudiosos e religiosos, representam um conjunto harmonico que tem como objetivo a evolução do homem.

Digo isso porque se faz necessária a compreensão que apenas estando harmonizados nos dois aspectos estaremos saudáveis, na acepção da palavra.~

Para equilibrar o corpo, que é material, devemos manter uma alimentação saudável (rica em frutas, vegetais, cereais e coisas assim), realizar sempre exercícios físicos (que não sejam exagerados para não deformar o corpo físico e perispiritual) e, principalmente, evitar bebida, fumo, álcool e outras drogas ou substancias nocivas ao nosso organismo pois podem causar dependencia e gerar vícios que nos prejudicarão física e espiritualmente.

É necessário lembrar sempre que qualquer desequilíbrio em nosso corpo, por estarem ligados, refletirá em nosso corpo perispiritual, e poderá inclusive gerar resgates para as encarnações futuras.

Para equilibrar o espírito, que é fluídico, não são necessárias atitudes físicas, mas sim espirituais; então é necessário que oremos sempre (pois a oração nos aproxima de Deus e facilita para o auxílio dos bons espíritos), que vigiemos nossos atos e pensamentos, que participemos de estudos edificantes, passemos a meditar buscando o auto-conhecimento e que, principalmente, pratiquemos a caridade ensinada por Jesus da melhor maneira possível.

É necessário lembrar que cada vez mais que acumulo dentro de mim sentimentos trevosos, pensamentos ruins, tristezas e apegos materiais, estou facilitando o assédio dos espíritos menos evangelizados e juntando energias desequilibradas que, fatalmente, serão descarregadas em meu corpo físico. Por este motivo temos tantas doenças de origem psico-somática.

É sempre bom também lembrar que os desequilíbrios de ordem mental, quer sejam de origem cármica ou de origem obssessiva, também podem causar prejuízos ao corpo físico.

Pelo que pudemos perceber, minha amiga, é muito mais fácil equilibrar o corpo físico que o espiritual, mas como um necessita da interação do outro, o importante é buscar um estado de harmonia constante (ou pelo menos o maior tempo possível - já que ainda somos tão imperfeitos).

Paz contigo."

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...