Espiritismo e Protestantismo 2 - Comentários dos amigos...


Queridos amigos, bom dia.

Recebí recentemente em meu e-mail um comentário bastante interessante de uma amiga Protestante, na postagem "Espiritismo e protestantismo" que nos escreve o que segue abaixo:
"...Prezado João Batista,
Fui espírita por 15 anos, tendo atuado como médium psicofônica, palestrante, evangelizadora de infância e juventude e orientadora de ESDE. Então, conheço a D.E. bem, pois li todos os livros do pentateuco kardequiano mais de 2 vezes (o L.E. foram 5) e toda a bibliografia de André Luiz, Emmanuel, Joanna de Angelis, Manoel P. de Miranda, Bezerra de Menezes (encarnado e psicografias), Camilo (Raul Teixeira), Hermínio Miranda, Leon Denis, dentre outros autores. Foram mais de 500 livros espíritas que passaram sob meus olhos naqueles 15 anos.
Hoje sou protestante, muito porque, contrastando os ensinos kardequianos com algumas dessas passagens bíblicas que você recebeu, percebi as incongruências do espiritismo enquanto corpo de doutrina cristã.
Contudo, sei que pessoas piedosas estão entre os espíritas. Mas também sei, hoje, que o caminho da Vida não é religioso e sim de escolha: só chegamos a Deus por Jesus. E no espiritismo tem muito pouco de Jesus e muito dos espíritos. Muito raciocínio e muito pouca fé, que é o que definitivamente faz com que a graça divina seja derramada sobre nós, salvando-nos de nós mesmos.
Em Cristo,
_____________"..."


Infelizmente, como ela não deixou seu email para resposta, respondi o comentário com o que segue abaixo no próprio blog, para que talvez ela possa acompanhar. Reproduzo abaixo para nossa reflexão:

"Prezada _________________, bom dia.

Fico Feliz que tenha encontrado seu caminho em uma religião tão generosa e bem orientada como a doutrina Protestante; certamente, uma vez que é onde você se identifica, este é o melhor caminho para você hoje.

Apenas peço desculpas por não concordar com suas carinhosas palavras no tocante a haver muito pouco Jesus na Doutrina Espírita; acho que isto não corresponde ao real.

É inegável que temos muitos espíritas mais científicos ou filosóficos, mas também temos muito mais espíritas cristãos, se baseando no Evangelho do Cristo. Acredito que talvez o engano esteja nas lideranças que guiam algumas casas.

Não podemos esquecer da questão 625 de O Livro dos Espíritos e de todos os esclarecimentos e orientações que recebemos sobre o Mestre Jesus e sua dedicação a nós nas Obras espíritas basilares e nas complementares.

Acredito, outrossim que, como poderá ver em algumas declarações que fiz no meu blog e em minhas palestras, se seguíssemos os ensinamentos que Jesus nos legou e tivéssemos o amor em nossos corações, nenhum de nós necessitaria de religião alguma. Sei que sem o Cristo nada podemos, nem poderemos, de nós mesmos.

Devemos todos seguir seus divinos ensinamentos. Afinal, o Cristo não fundou religião nenhuma, apenas nos guiou para um comportamento rico em amor, compreensão e perdão, que quando bem seguido, constroi em nosso coração a Paz do Cristo.

Deus te abençoe e guarde.

Paz contigo sempre. "

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pela resposta!

Sou um internauta sem religião (não talvez por opção), mas que as vezes deprimido, sem saber onde recorrer a um socorro espiritual leio esses artigos. Gostaria de me sentir bem em alguma religião, mas me decepciona sempre quando percebo que algumas na verdade tem no dinheiro o verdadeiro objetivo. Aí, me entristeço, vejo que que estou mesmo sozinho neste mundo em meio à multidões. Moro em Ribeirão Preto, tenho 49 anos e estou desempregado, minha mãe tem 81 anos e recentemente sofreu um AVC, embora eu more perto não posso cuidar sempre dela junto com meu pai que tem 85. Não tenho irmãos próximos. Nossa vida está muito dificil. Tenho sentido ultimamente um desejo tamanho de suicidio (coisa que em épocas passadas jamais havia sentido) Agora mesmo algo tenta me impedir de postar este comentario e me faz pensar que seria sem sentido. Já pensei em procurar um Centro Espirita onde ninguém me conheça, só assim teria a certeza do que venho descofiando pois acho que há algum encosto na minha vida, devido há estes fatos e dificuldades. Sei que minha fé não é uma fortaleza, além do que sou muito questionador, sempre encontro um entretanto no que me dizem a respeito nas religiões. por favor preciso de ajuda. uma palavra de conforto talvez. Obrigado
valdir_5597@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...