Inseminação Artificial e Loucura - Perguntas dos amigos...


Queridos amigos, bom dia.

Recebí recentemente através do nosso formulário "Entre em contato" uma mensagem de uma amiga que nos escreve o que segue abaixo:
"...Obrigada pela sua resposta. Só pude ver agora.
E quanto a inseminação artificial? Um espírito também se encontra em um bebê por inseminação artificial?(Posso tá sendo muito boba,mas sempre achei meio estranho . é algo n natural, e mesmo assim o espírito entra naquele corpo.)
Outro ponto q também sempre achei intrigante são os loucos. Se eles nao tem consciência do que fazem, como é o espírito deles?
Para onde vão?
Desculpa por sempre te incomodar,mas vc sempre me esclarece bastante...."


Segue abaixo resposta que enviei a nossa amiga, para reflexão:

"Prezada ______________, bom dia.

Suas perguntas são bastante interessantes e, por isso mesmo de relevância. Por se tratarem de dois assuntos diferentes vou separar as respostas, para uma melhor compreensão, ok?

1) Inseminação Artificial

Na questão 344 de "o livro dos espíritos" vamos encontrar que a união do espírito ao corpo se inicia na concepção - acho muito interessante a palavra "concepção", porque não quer obrigatoriamente significar "ato sexual" - ao que você deve estar se referindo como "natural".

Quando existe a junção do óvulo com o espermatozóide artificialmente (in-vitro), e dalí surge o embrião, ou zigoto, também existe naquele processo a "concepção" mencionada anteriormente e, por consequencia, um espírito ligado àquele embrião. Veremos entretanto, ainda na mencionada questão, como na 345 e 353, que esta união não é definitiva e que o espírito não estará habitando o corpo até o nascimento propriamente dito, mas que já existe, desde a concepção, um espírito ligado àquele feto.

Desta forma é Lei Natural que todo ser humano vivo, após o nascimento (seja por um minuto ou por muitos anos), tenha um espírito habitando seu corpo. Caso contrário não seria um ser humano, e sim um corpo animalizado (Questão 354).

Nada na criação é sem sentido ou por acaso; assim como Deus não nos daria a capacidade de efetuar determinados procedimentos científicos se não fossem para o bem da humanidade, comrpeende? Veja quantas pessoas que não tinham a capacidade de engravidar naturalmente e que agora dispõem desta oportunidade - é a lei do progresso derrubando as barreiras e as limitações do ser humano.

Um questionamento muito grande se abre hoje em dia quando se fala de embriões, principalmente com o toda a preocupação quando aos embriões utilizados para pesquisas de células tronco; de minha parte acredito que Deus, e seus auxiliares espirituais, não seriam tão "bobos" ao ponto de permitir que um embrião que fosse ser congelado ou dissecado tivesse um espírito ligado a ele - o homem, em sua ânsia de dominador quer discutir coisas que ainda não estão em nosso conhecimento e capacidade, desejando, podemos dizer, duvidar do encaminhamento que a natureza(entenda espiritualidade superior) dá aos fatos que ainda não conhecemos e dominamos. Acho, eu, que é necessário confiar na sabedoria divina e, acredito, não se preocupar com coisas que não estão ainda em nosso nível. (questão 17, 18 e 19 de "o livro dos espíritos").

2) Loucura

Allan Kardec discute este assunto muito sabiamente em "o livro dos espíritos" quastões 371 a 378, e principalmente na questão 375 e 375-a, vale a pena dar uma lida para que possa compreender melhor.

O termo "loucura" que utilizamos em nosso dia-a-dia é muito abrangente em seus significados. Perceba que tanto pode designar problemas cerebrais, mentais ou comportamentais; contínuos ou temporários - como também uma série de outros problemas que o indivídio pode apresentar e que sejam classificados vulgarmente como "loucura".

Precisamos, também, compreender os processo de resgates e as necessidades de expiações que levem a estes estados de alteração das faculdades mentais/cerebrais. existem diversos processos que podemos determinar, no geral, em três grandes grupos: cerebrais, mentais e obsessivos; Cada um tem a sua causa e necessidade de tratamentos específicos; quando bem identificados.

Para a grande maioria dos casos "cerebrais" o espírito encarnado está consciente do que acontece e de tudo ao seu redor, porém não apresenta condições cerebais/fisiológicas de se comunicar com clareza ou de controlar seu corpo. - neste caso o resgate se apresenta em uma limitação corporal que pode ser resultante de um mau uso em existencias passadas, suicídio, utilizãção da inteligência para o mal, etc.

Para os processos "mentais" as faculdades de discernimento e raciocício apresentam algum problema: fobias, síndromes, ansias, transtornos, traumas, etc. Isto faz com que o espírito, mesmo tendo um organismo perfeito e saudável, não consiga interagir com a realidade de forma correta. - Neste caso o resgate se apresenta em um fato gerador subconsciente que é disparado por algum gatilho ou presença em nossa vida atual, trazendo ao nosso consciente todo um processo de desarmonia com nossa condição mental atual; estes processos podem ser resultantes de atos, sentimentos, convivências, ódios, arrependimentos e outros fatores de nossas existencias anteiores que ficaram "guardadas" em nosso subconsciente.

Para os processos "obsessivos" existe a presença de um fator espiritual externo que, normalmente, devido a uma ação persistente de influenciação negativa e a falta de um diagnóstico correto pela família ou profissionais de medicina, culmina no agravamento de seus sintomas e consequente geração de um dos processos acima indicados. (não é de se estranhar que a espiritualidade afirme que mais de 70% dos casos em hospícios e manicômios são frutos de obsessões) - neste caso o processo se dá através da ação da lei de sintonia que une aqueles que se encontram em necessidade de resgate, permitindo que, quado bem assistidos, haja uma libertação dos laços de ódio ou culpa que os prendem.

O que devemos ter sempre em mente é que, em qualquer caso, nós mesmos é que buscamos estes processos; a Lei de causa e efeito é soberana e, no mais das vezes, plantamos as sementes em nosso passado para colher em nosso presente.

Espero ter sido de alguma ajuda.

Paz contigo."

4 comentários:

Socorro Melo disse...

Muito interessante e bastante esclarecedoras as respostas. A número 1, que trata de inseminação artificial, um assunto bem atual, está condizente com o que eu realmente pensava. Parabéns pelo seu trabalho, João, está formidável.

Socorro Melo

Anônimo disse...

Ola, minha duvida sobre a inseminacao e um pouco diferente. Fico pensando se nao estou contrariando o que ha de ser. Vou explicar melhor, se nao e para eu ter filhos ser que nao e para eu ser mae? Ser que essa sofrimento nao esta entre as coisas que com aprender? Ser que devo me conformar e achar que nao esta nos planos dessaideia encarnacao? Uma vez vi uma emtrevista em que se dizia que (um espirita bem famoso, nao lembro o nome) se nao eh para vir um espirito, mais um, naquela familia e forcamos, isso traria consequencias muito serias. Fiquei comisso na cabeva. Por favor, me de uma luz. Obrigada. Carla

Nada com isso, nem eu. disse...

Ola, minha duvida sobre a inseminacao e um pouco diferente. Fico pensando se nao estou contrariando o que ha de ser. Vou explicar melhor, se nao e para eu ter filhos ser que nao e para eu ser mae? Ser que essa sofrimento nao esta entre as coisas que com aprender? Ser que devo me conformar e achar que nao esta nos planos dessaideia encarnacao? Uma vez vi uma emtrevista em que se dizia que (um espirita bem famoso, nao lembro o nome) se nao eh para vir um espirito, mais um, naquela familia e forcamos, isso traria consequencias muito serias. Fiquei comisso na cabeva. Por favor, me de uma luz. Obrigada. Carla

Nada com isso, nem eu. disse...

Desculpe, mais um post. Esqueci de dizer que venho tentando ha sete anos engravidar. E o mais importante, que me leva a minhas duvidas, nao tenho nenhum problemas fisico que explique a dificuldade. Nenhum problemas em Nenhum exame. Ja fiz o tratamento de hormonios apenas para aumentar a chance, mas tambem nao adiantou... Agora estou pensando na inseminacao muito obrigada. Carla

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...