A Bíblia e o Espiritismo e Vida após a morte - Perguntas dos amigos...


Queridos amigos, bom dia.

Recebí recentemente através do nosso formulário "Entre em contato" uma mensagem de uma amiga que nos fez a pergunta abaixo:
"...No momento só tenho mais uma dúvida . O espiritismo acredita na modificação da bíblia?
O que o espiritismo apresenta não iria contra o que a bílbia afirma ,dessa forma cometendo pecados?
Só mais uma coisa, sua opinião pessoal,certo?
Pra você existem tantas evidencias que não resta sombra de dúvida
que não exista algo após a morte ou algumas vezes você passa por duvidas e incertezas?..."


Segue abaixo a resposta que enviei para nossa amiga:

"Olá ________________, bom dia!

Não se preocupe porque não é incômodo algum responder as suas perguntas, é inclusive uma alegria muito grande porque assim ambos podemos ser úteis aos nossos amigos que acessarem o blog: você fazendo perguntas que muitos também desejam fazer e eu tentando responder da melhor maneira possível. Concorda?

Muitas pessoas acreditam que o espiritismo não acredita na bíblia e saem chamando os espíritas de ateus, hereges e etc. sem nenhum conhecimento de causa; Grande erro. Nós, os espíritas, acreditamos sim na bíblia e aceitamos seus ensinamentos evangélicos; apenas não aceitamos a infalibilidade dela.

Acreditamos sim que ela tenha sido escrita por homens inspirados por espíritos superiores (o espírito santo tão falado); mas que durante estes quase 1800 anos de existência ela tenha passado por diversas alterações em seus textos - algumas acidentais outras propositais - como a ciência comprova já hoje e podemos ver exemplos claros no livro "o que jesus disse e o que jesus não disse" (muito bom por sinal).

Aceitar o fato que o conteúdo da bíblia tenha sido alterado e modificado de acordo com as intenções e necessidades da época não é motivo de heresia nem de pecado; é sim uma prova do livre arbítrio que Deus nos deu e da busca pela verdade - "conhecereis a verdade e ela vos libertará".

É necessário compreender que a fé espírita não é uma fé cega e dogmática, onde os fieis aceitam o que os líderes desejam expor sem questionamentos ou busca pelo conhecimento; ao contrário - como o próprio Kardec nos orienta - é uma fé raciocinada que busca as causas e as origens para conhecer os efeitos e os fins.

Ademais, o conteúdo evangélico - as lições morais e de amor do Cristo - que a bíblia revela, estão preservados em inúmeras passagens nos evangelhos, "para quem tem olhos de ver"; Esta afirmação econtraremos no primeiro capítulo da introdução de "o evangelho segundo o espiritismo" - obra basedada totalmente nos ensinos e passagens bíblicas, que aqueles que atacam o espiritismo, acaso lessem seu conteudo, teriam uma outra visão a este respeito.

A leitura do capítulo 1 da mesma obra vai nos esclarecer muito sobre o papel do espiritismo - e de todas as religiões espiritualistas - nos planos divinos. O esclarecimento de coisas que Jesus não poderia revelar a um povo ainda primitivo de 2000 anos atrás ( João cap 14: vv 15-16 e 26).

Infelizmente foi esta "incapacidade de compreensão" que gerou tantos mal entendidos nas religiões cristãs estes séculos todos - o grande problema é que nossos amigos não estudam a história de suas próprias religiões, e assim não buscam a compreensão do "todo".

Acho que será de muito auxílio para esclarecer um pouco mais o que estou tentando explicar que você escute as seguintes palestras minhas: http://www.radiobomespirito.com/palestra/mediunidade_no_evangelho.mp3; http://www.radiobomespirito.com/palestra/lembrancas_jesus.mp3; http://www.radiobomespirito.com/palestra/falando_sobre_deus.mp3; http://www.bomespirito.com/2008/05/palestras-espritas.html; http://www.bomespirito.com/2008/05/palestras-espritas_05.html; http://www.archive.org/download/eu_tenho_outras_ovelhas/eu_tenho_outras_ovelhas_64kb_mp3.zip; http://www.archive.org/download/ParaMelhorCompreenderJesus/reino_dos_ceus_e_mundo_espiritual.mp3; http://www.archive.org/download/ParaMelhorCompreenderJesus/para_melhor_compreender_jesus.mp3; http://www.archive.org/download/ParaMelhorCompreenderJesus2/para_melhor_compreender_jesus_olinda.mp3; http://www.archive.org/download/PalestrasEspiritas/o_consolador_prometido.mp3; http://www.archive.org/download/VidaApsAVida/vida_apos_a_vida.mp3

E assim, após uma pesquisa sobre o assunto e um estudo para embasar suas opiniões, você pode emitir a sua conclusão e você mesmo responder esta sua pergunta, não acha?

Quanto a questão pessoal "Pra você existem tantas evidencias que não resta sombra de dúvida
que não exista algo após a morte ou algumas vezes você passa por duvidas e incertezas?" eu posso afirmar categoriocamente e sem sombra nenhuma de dúvida que tenho PLENA CERTEZA E TOTAL CONHECIMENTO que existe vida após a morte do corpo físico e que esta vida está ao nosso redor. Tenho presenciado e sido instrumento de fatos que vão muito além de mim e que apresentam sensações, situações e pensamentos que não são meus.

Se observarmos bem TODAS as religiões tem estas crenças em seus postulados - os anjos, os demônios, o céu de felicidade para os eleitos, o inferno de danação e sofrimento eterno e etc nada mais são do que apresentações de uma vida extra-corpórea que sobrevive ao corpo físico e vive eternamente.

O grande diferencial é que enquanto as religiões tradicionais se aferram a dogmas e mistérios - tentando ainda dominar a população por meio do medo - o Espiritismo estuda e revela estes fenônemos NATURAIS que cercam o ser humano desde sempre.

A grande maioria de nós, para nao dizer todos, temos uma "certeza" subconsciente que nos leva a crer em espíritos e divindades que vem de dentro de nós - é a lembrança subconsciente que trazemos de nossa viagem espiritual.

Não, minha amiga, não tenho a menor dúvida quanto a isso.

Espero ter sido de alguma ajuda. Qualquer coisa entra em contato.

Paz contigo."

Um comentário:

sheila disse...

Boa tarde.
Tenho 32 anos de idade, 15 anos que frequento uma igreja evangélica. Posso dizer que conheço um pouco da Bíblia Sagrada, e por isso mesmo fico muito inclinada,a acreditar, ou melhor , a aceitar a visão do espiritismo sobre a alma...estou lendo muito sobre o assunto e cada vez mais sinto essa verdade:"que há vida depois da morte".E concordo quando vc diz que falta conhecimento das pessoas sobre o espiritismo e sobram preconceitos e pré julgamentos...Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...