Biblia, Reencarnação e a Filha de Jairo - Perguntas dos amigos...


Queridos amigos, bom dia.

Recebí através do nosso formulário "Entre em contato" as seguintes perguntas, às quais enviei as respostas que seguem abaixo:

"...RESPEITO O ESPIRITISMO, MAS COMO VCS. INTERPRETAM A PASSAGEM BÍBLICA DE QUE AO HOMEM SÓ FOI DADO UMA VIDA, E TAMBÉM A HISTÓRIA DA RESSUCITAÇÃO DA FILHA DE JAIRO.
GRATO PELA ATENÇÃO ...."


"Prezado _____________, bom dia.

Agradeço, em meu nome e em nome do espíritas, o seu respeito. isto é um sentimento que somente se tem por uma pessoa ou causa por quem tenhamos admiração ou, no mínimo, compreensão. Eu, de minha parte, respeito todas as religiões que preguem o bem e o amor espelhando os ensinamentos do Cristo, transformando seus seguidores em homens de bem.

Achei muito bem escolhida a palavra que você utilizou - "interpretam" - que é, no meu entender, o grande problema que vem causando divergências há tantos séculos. Embora todos os que nos proclamamos cristãos utilizemos a mesma fonte de referência para as palavras do Cristo - A bíblia - cada denominação aponta e utiliza trechos que estejam de acordo com o seu ponto de vista.


Acredito que a passagem a qual você se refira é Hebreus 9,27 - "...E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo,..." - citada pelo nosso querido Paulo enquanto falando das alianças fundadas por Deus com os homens e evidenciando o sacrifício de Cristo como sendo a salvação de todos os pecados.

Perceba que no mesmo texto ele coloca o seguinte texto "...mas agora, na consumação dos séculos...", evidenciando a crença que naqueles tempos iria ser consumado o "Juizo"; bem, isto não aconteceu e ainda hoje também não... porém de forma alguma isto desmerece o grande trabalhador que Paulo foi, apenas evidencia que, em todos os tempos, os homens sempre interpretaram os ensinos e a sabedoria religiosa no nivel de seus conhecimentos em determinadas épocas, à esta época não é diferente.

Perceba que esta afirmação está pautada nos conceitos e visões paulinas, que em outro momento vem nos falar do "corpo de carne" e do "corpo espiritual" - 1 Coríntios 15: 35-58 - onde esclarece que o corpo de carne não pode herdar o céu, apenas o corpo espiritual - que se avaliarmos imparcialmente tem muita sintonia com as idéias defendidas pela espiritualdade sobre evolução espiritual - mas este é outro fato.

Levando em consideração o que disse antes posso destacar dois momentos na bíblia onde, ao olhar espírita, está destacada fortemente a reencarnação: Mt 17, 10-13 onde Jesus fala claramente que João Batista é o Elias que deveria vir e também Jo 9, 2-3 onde os apóstolos perguntam, falando sobre o cego de nascença, quem haveria pecado para que este nascesse cego "ele ou seus pais"? - observe que era crença à época que os filhos poderiam pagar pelos pecados dos pais e por isso perguntaram se eles haviam pecado mas, e aí é que entra o toque sutil, perguntam também se "ele" pecou para que nascesse cego; ora se ele tivesse que pecar para nascer cego somente seria possível em uma outra existencia... em outra encarnação.

Poderiamos ficar trocando informações baseadas em citações bíblicas por muito tempo, mas nenhum de nós iria mudar a opinião do outro sobre as suas crenças; e aí também o espiritismo me dá uma explicação clara e lógica: cada um está no nível evolucionário adequado para seu estágio - alguns preparados para aceitar determinados padrões outros para aceitar padrões diferentes, mas cada um no local e meio adequado para seu desenvolvimento e para a absorção dos ensinamentos do Cristo - amor, caridade, perdão, compreensão, humildade, fraternidade...


Quanto a seu outro questionamento sobre a filha de Jairo, cuja história é narrada em Mc 5, 35-43, é de impressionante clareza a transcrição das palavras de Jesus - "a menina não morreu, apenas DORME".

Jesus - o espírito puro por excelência que desceu ao nosso orbe - tinha mesmo encarnado toda a percepção extra-sensorial que hoje é estudada pela ciência da parapsicologia. Por este motivo pôde ver claramente que o espírito da Jovem continuava ligado ao corpo físico porém afastado do mesmo provocando um estado cataleptico, o que poderia ter levado a garota a morte, caso o mestre não o auxiliasse com um impulso bioenergético ao pronunciar "talita cumi".

Perceba que para a ciencia daquela época não haveria diferença entre este estado cataleptico ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Catalepsia_patol%C3%B3gica , http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI2268585-EI1141,00.html ) e o de morte real. Hoje já é possível perceber a diferença e diagnosticar o processo com segurança.

Assim, embora impossível para nós, este processo de cura foi simples e direto para o Mestre Jesus, que traz em sua bagagem multimilenária o conhecimento que ainda buscamos; fazendo deste, e de outros fatos, um verdadeiro milagre aos nossos olhos mas um ato natural para Ele.

Espero ter sido de alguma ajuda e, caso necessite, não deixe de entrar em contato.

Paz contigo."

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...