Espírito e doenças nos animais - Perguntas dos amigos...


Queridos amigos, bom dia.

Recebí através do nosso formulário "Entre em contato" a seguinte pergunta, Como o amigo não enviou seu e-mail para retorno, estou colocando aqui na esperança que ele acesse o blog e leia a resposta que segue abaixo:

"...Boa tarde, parabéns pelo excelente trabalho de esclarecimento através do site.
Gostaria de saber porque os animais tem os mesmos problemas que nós, como exemplo o câncer, a cegueira, problemas cardíacos, e diversos outros que quando são em uma pessoa costumam dizer que pode ser expiação, resgate, a colheita de uma existencia anterior, etc.
O que dizer nos caso dos animais eles também contraem débitos em suas existencias, de que maneira, uma vez que não possuem o livre arbítrio que possuímos e não podem cometer os mesmos erros que cometemos, não tem egoísmo, orgulho, não sentem ódio, etc.
Podia esclarecer? ...."



"Prezado _______, bom dia.

A tradição atribui ao estudioso espírita Leon Denis a seguinte frase "O Espírito dorme no mineral, sonha no vegetal, agita-se no animal e desperta no homem." A qual vem evidenciar a sequencia de evolução do ser espiritual desde sua criação - como mônada ou princípio espiritual - até o estado atual de ser livre e pensante.

Na maioria das vezes temos a idéia que os espíritos dos animais são a mesma coisa dos do homem, mas uma é diferente da outra, principalmente no teor fluidico e na experiência. Os espíritos dos Homens sãos espíritos que já passaram por estes estágios onde se encontram os nossos irmãos animais há muito tempo atrás e hoje estão mais evoluidos. Vamos ler sobre isto em "o Livro dos espíritos" questões 592 a 610 e em "o livro dos médiuns" questões 234 a 236.

Todo este processo de dá gradual e lentamente, pois a natureza não tem pressa, e, para termos uma idéia do que representa a evolução de um espírito, lembro a afirmação de André Luiz em "evolução em dois mundos" (se não me engano) de que o espírito gasta desde a sua criação até o estado hominal uma média de 1bilhão e 500 mil anos - 1.500.000.000.000.

Estes processos aos quais você se refere tem papeis diferenciados nos dois estágios citados.

Entre os homens temos a certeza que são o resgate e a colheira que realizamos do que plantamos através das nossas escolhas, do nosso livre-arbítrio, da utilização da nossa moral - que está sendo "cultivada/criada/ampliada" através das dores e sofrimentos aos quais somos expostos. Somos, neste caso, cobrados pelas escolhas que fizemos conscientemente e que prejudicaram a outros ou a nós mesmos - Entenda que estas escolhas são influenciadas pelos nossos sentimentos, sensações, desejos e pensamentos (escolhas)

Entre os animais, que ainda não tem formada a consciencia moral, estes processos tem em vista desenvolver, durante os milhares de anos exatamente os sentimentos, sensações e intelecto para que chegue ao ponto de entrar no reino hominal e iniciar o desenvolvimento da moral/consciencia. Estes processos são orientados por espíritos que estão encarregados de acompanharem o desenvolvimento destes princípios espirituais guiando-os através de suas encarnações nos diversos reinos.

As diversas experiencias possíveis de se viver em uma existencia - entre elas alegria, prazer, dor, sofrimento, doença, privações, etc - vão dar forma e caminho para os sentimentos, sensações e instintos dos seres em evolução. Deve-se sempre ter em mente, porém, que a lei de causa e efeito é sempre soberana em todos os momentos ou seja: animais que tem índole perversa, raivosa, etc. também colherão os frutos de suas ações, limitadas ao seu nível de compreensão e instinto.

Outro fator que devemos perceber é que, embora algumas destas encarnações possam ter se inicado na Terra, não terminarão aqui. Este é um processo muito longo e que exige o reencarne em diversos orbes para que se tenha uma trilha de experiencias em diversos níveis - muitos dos quais não existem em nosso planeta.

Espero ter sido de algum auxílio

Paz contigo."

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado pela resposta, desculpe pois acabei esquecendo de colocar o e-mail - pedro.chico@uol.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...