Bíblia, Arrebatamento e Ciencia - Perguntas dos amigos



"... 1-Bem, gostaria de saber qual a opinião do espiritismo a respeito do que dizem sobre a bíblia ter sido modificada em algumas partes.
2-Também gostaria muito de saber sobre a posição do espiritismo a respeito do arrebatamento.
3- As comprovoações científicas sobre a realidade do espiritismo vem aumentando cada dia mais,certo?
Obrigada de verdade. Abraços e muita luz! ......"


Olá _______________, bom dia.

Seguem algumas observações sobre seus questionamentos, em ordem, ok?

1-Bem, gostaria de saber qual a opinião do espiritismo a respeito do que dizem sobre a bíblia ter sido modificada em algumas partes.
Embora muitas religiões aceitem a bíblia como a palavra de Deus, inequívoca e imutável, o Espiritismo não concorda com esta aceitação.

Para os espíritas a Bíblia é, sem sombra de dúvida, o maior repositório da história do povo hebreu e a maior referencia a pessoa e aos ensinamentos de Jesus Cristo; porém temos a consciencia que ela foi escrita por homens, certamente inspirados por Deus, porém ainda assim passível de falhas.

Existe uma ciência - a crítica textual - que analisa os textos históricos, especialmente a bíblia, e verifica as possibilidades de alterações e adulterações nestes textos ao longo dos séculos. Esta ciência é taxativa ao afirmar que a bíblia sofreu modificações sim.

Quer tenham sido por motivos intencionais, políticos, religiosos, ou por descuido, existem mais de 1000 diferenças entre os textos originais da bíblia em greco, hebraico e aramaico dos textos que são aceitos hoje como sendo a "palavra de Deus"; segundo os críticos textuais estas diferenças vão de simples palavras a capítulos quase inteiros...

Existe um livro muito bom sobre este assunto que vale a pena ser lido - "O que Jesus disse e o que Jesus não disse" por Bart D. Ehrman - que mostra muitas destas passagens e evidencias.

É importante salientar, portanto, que estas modificações não alteram o ensinamento MORAL do Cristo, como o próprio kardec afirma em "o Evangelho Segundo o Espiritismo".

2-Também gostaria muito de saber sobre a posição do espiritismo a respeito do arrebatamento.Devo confessar que conheço pouco sobre esta teoria, apenas que representa o "resgate" dos protestantes no dia do juizo para que fiquem salvos no céu - perdoe se estiver errado.

Posso afirmar que o espiritismo, embora respeite, não concorda com esta teoria, pois é um dos dogmas da religião Protestante e se aplica apenas a crença destas pessoas.

O espiritismo compreende diferentemente o processo céu/inferno e não crê que as pessoas possam ser "salvas" apenas em uma encarnação - acreditamos que este processo de "salvamento" (entenda purificação do espírito) se dá em diversas encarnações sucessivas e através de inúmeras experiencias que vão depurando o espírito até que este atinja o estado de espírito puro.

Durante este processo de depuração o espírito vai progredindo gradualmente e de tornando, aos poucos, parte da engrenagem Divina de auxílio aos que sofrem mais que ele; aprendendo assim, por experiencia prática, as leis divinas de amor, fraternidade e caridade.

Por este motivo não acreditamos nesta teoria, embora respeitemos a opção dos que nela acreditam.

3- As comprovoações científicas sobre a realidade do espiritismo vem aumentando cada dia mais,certo?
Certamente. Cada vez mais a ciencia convencional vem comprovando as afirmações da ciência espírita.

Algumas que podemos lembrar são:
- A existencia de algo mais no ser humano que apenas o corpo - uma energia ou ser mental que vem sendo trabalhado pela medicina e psicologia, com novas terapias
- a descoberta que o nada não existe - não há vazio no universo, apenas ainda não se conhecia as propriedades da matéria quintessenciada
- a descoberta de formas de vida(mesmo que microscópicas) em outros planetas e outros planetas habitáveis
- a descoberta e uso do poder mental - força do pensamento - para equilíbrio e tratamento de doenças
- a aceitação por parte da psicologia da existencia de vidas passadas, através da TVP
- estudos e evidencias em diversos países sobre a existencia da reencarnação - veja o DVD da discovery channel com este nome

Embora muita coisa da ciência espírita ainda não possa ser "materialmente" comprovada - o que seria até um contrasenso - muitas das verdades espirituais estão sendo cada vez mais aceitas pelos homens.

Kardec sabiamente nos afirma que no dia que a ciência comprovar que o espiritismo está errado em algum ponto, que naquele ponto se siga a ciência - tal eram as convicções e a certeza do que ele estudava e afirmava.

Acredito que em um futuro próximo estaremos atando as mãos a ciência e a religião, para descobrirmos as maravilhas ainda inexploradas do universo e que apenas poderão ser explicadas quando houver uma harmonia entre estas duas forças do homem.

Espero ter sido de alguma ajuda.

Paz contigo.


Um comentário:

Pedro disse...

Bom dia, como sempre o amigo responde com excelencia a todos os questionamentos, gostaria de indicar um livro excelente com relação a veracidade dos textos bíblicos: Analisando as traduções bíblicas de Severino Celestino, é uma ótima fonte sobre o assunto.
Muita Paz e Luz a todos.
Um grande e fraterno abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...