Psicografia e Fraude - Perguntas dos amigos



"... Amiigo vê esse link e me diz o que achou: http://www.guiame.com.br/v4/materia.asp?cod_pagina=1608&cod_noticia=48531

Tô cheia de dúvidas agora quanto as psicografias e em especial as de Chico Xavier.
Tb lí outras matérias sobre e sempre dizem que tem provas das fraudes em suas psicografias. Afinal,essas provas negativas realmente existem?......"


Prezada _________, bom dia.

Neste caso, como em tantos outros que já comentei com você e com outras pessoas, acho que estamos diante da comprovação da afirmação de Jesus "que vejam os que tiverem olhos para ver"; explico abaixo.

Neste site de origem gospel/protestante (por sinal - esclareço que não tenho nada contra a religião protestante, tendo inclusive vários amigos protestantes com quem converso muito Deus, Cristo e religiosidade) está explicitado em um artigo de autoria de um Pastor a descrença sobre a capacidade mediunica de psicografia - inclusive da do querido Chico, que é descrito por ele como "homem atormentado "..."iludido"..."e grande instrumento de ilusão"; realizando também algumas afirmações que são simplórias, típicas de quem acusa sem term base ou estudo sério sobre o Espiritismo. Apresento abaixo algumas delas e a correta interpretação, à luz do espiritismo:

" A psicografia nada tem a ver com o além. É um transe. ...certos distúrbios neuropsiquiátricos e suas características associadas, podem ser vistas como positivas...Psicografar é uma escrita inconsciente, automática"
Certamente para que haja a psicografia é necessário que o médium entre em transe - um estado alterado de consciencia - que permitirá a comunicação entre o espírito e o encarnado.

Acaso fosse um distúrbio neuropsiquiatrico, como afirma o nosso irmão, o médium somente poderia escrever - mesmo dizendo que é de autoria dos espíritos - coisas que ele tivesse conhecimento, domínio e informação a respeito... e não é o que vemos na prática da psicografia;

Na maioria dos casos os médiuns trazem mensagens que abordam assuntos dos mais diversos - poéticos, temáticos, científicos, etc... - os quais os médiuns não tem conhecimento nenhum; mensagens em linguas estrangeiras as quais os médiuns não falam; mensagens que revelam detalhes das vidas de pessoas e famílias que vivem a centenas ou milhares de quilômetros do médium; datas, nomes, acontecimentos são detalhados em mensagens diversas os quais o médium nunca teve conhecimento ou esteve presente...

A psicografia se apresenta, de acordo com a mediunidade de cada um, em 03 possibilidades básicas: mecânica, semimecânica e intuitiva; onde cada de acordo com a capacidade de cada médium o mesmo terá um nível de consciencia maior ou menor do que escreve - não se tratando, portanto, de um "processo inconsciente".

"nunca diria que psicografava...por Emmanuel, senador romano dos tempos de Cristo. Naquela época nenhum senador romano poderia se chamar Emmanuel, um nome católico-cristão, que significa ''Deus-conosco''"O estimado irmão esquece - ou desconhece - que o real nome de Emmanuel em sua encarnação como senador romano foi Publiu Lentulus (esta informação pode ser conseguida através da leitura de "há 2000 anos", ou escutando o áudio-livro em http://www.radiobomespirito.com ) e que o mesmo ESCOLHEU se apresentar com a APARENCIA do senador pois havia sido a encarnação que mais marcara sua existencia.

Ainda como esclarecimento sobre o porque da escolha do nome EMMANUEL: ele representa uma referencia a última encarnação do espírito, que teve participação de muita importancia no sudeste do Brasil, como Padre Manuel da Nóbrega ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_da_N%C3%B3brega ); que trabalhou grande parte de sua vida em Portugal e Espanha onde assinava suas cartas como E. Manuel (abreviação de Ermano Manuel ). Estes documentos ainda estão em museus para a comprovação.

"se ... tivesse psicografado um senador romano dos tempos de Cristo, então ele escreveria em latim, sua escrita corrente"
Novamente caímos no engano de limitar a comunicação espiritual ao nível de nós humanos e ainda muito pequenos para compreendermos os parâmetros celestes.

A Psicografia representa uma ligação fluidica entre o espírito do médium (receptor) e o do espírito (transmissor) esta ligação possibilida a comunicação espiritual - especialmente quando falamos de espíritos mais evangelizados - que se da pela linguagem do pensamento; ou seja: são trasmitidos aos médiuns os impulsos fluídicos do que se deseja falar e, dentro de sua capacidade intelectual, o mesmo organiza as palavras em linguagem nativa; qualquer que seja sua lingua.

Por este motivo se aconselha que os médiuns - mais que todos - estudem, leiam e estejam sempre atualizados; para poder dar material aos espíritos que necessitarem trabalhar por seu intermédio.

Outrossim, em casos onde a mediunidade utilizada foi a audiencia ( livros ditados por espíritos ) os espíritos ditam os textos na linguagem nativa de sua última encarnação - sendo, então, natural ao médium ouvir e escrever como se alguém o ditasse uma carta.

"São inúmeras fraudes atribuídas ao princípio da psicografia de Chico"
Infelizmente o amigo parece desinformado que muitas das psicografias de Chico tiveram suas afirmações e informações comprovadas por amigos, parentes e, inclusive, a ciência.

Indico a quem se interessar pelo assunto assitir ao DVD "As cartas de Chico Xavier" ( http://www.arquivoluceliasantos.com/fichatecnica/linhadireta/ascartasdechicoxavier.htm ) onde poderão ser encontrados 03 dos casos inéditos que foram levados aos tribunais e inocentados os acusados por meio de cartas psicografadas por Chico.

Estas cartas foram estudadas por grafologistas e peritos da Polícia tendo sido declaradas como verdadeiras pois a escrita alí era IDENTICA a das pessoas desencarnadas que retornaram para inocentar os que estavam sendo acusados. Tanto a caligrafia das cartas como as assinaturas foram estudadas e foi comprovada sua autenticidade. ( http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=2221795 , http://fredericodrummond.blogspot.com/2010/04/professor-carlos-augusto-perandrea.html , http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicografia )

"Os poetas 'desencarnados' se repetem e se parodiam, a todo momento"
Provavelmente o estimado irmão se refere ao fato dos poetas desencarnados escreverem textos que se ligam de alguma forma (contexto, título, rima ou métrica) a textos seus enquanto encarnados; esquece porém (como poderemos ler em "parnaso de além túmolo") que a maioria, para não dizer todos, estes textos vem tentando modificar a "visão" antiquada e errônea que os poetas tinham do mundo enquanto encarnados e que, após o desencarne - conhecendo as verdades espirituais - tiveram seus "olhos abertos" e retornaram para "corrigir" os erros ideológicos que tenham divulgado.

"uma vez que para ser bom, não há a necessidade de ser espírita"
Em nenhum momento das obras espíritas é indicado esta afirmação... pelo contrário; Na questão 842 de "o livro dos espíritos" Kardec pergunta aos espíritos "qual religião tem o direito de se apresentar como sendo a expressão da verdade?" - e seria de se esperar que eles indicasse o espiritismo, é claro - mas não... Eles afirmam que "é aquela que formar mais homens de bem e menos hipócritas" - ou seja: A que mostrar a cada um de nós o melhor caminho de acordo com o nosso nível consciencial.

Para ser bom devemos apenas seguir os ensinamentos do Cristo... mas quantos de nós não lembramos disso e esquecemos; principalmente da parte do "não julgueis"...

"uma única pessoa morreu e voltou dos mortos para nos contar como era: Jesus de Nazaré"
Sou obrigado a discordar do nosso irmão nesta afirmação - embora respeite o seu direito e tenha compreensão que esta é a crença dele.

Na própria bíblia encontratemos referencias "inquestionáveis" constantes na "palavra de Deus" (como afirmam os nossos irmãos protestantes): o caso da filha de Jairo e o de Lázaro - apenas para dar mais 2 exemplos - que mostram que Jesus não foi o único a retornar da Morte.

Mas,sem desejar discutir, ao longo dos anos o trabalho na casa espírita tem me mostrado realidade o que eu já sabia existir em meu coração: a continuidade da vida após a morte do corpo físico e a comunicação entre os "vivos" e os "mortos" acontecendo e sendo cada vez mais aceita pelas pessoas.

Já tive inúmeras experiencias pessoais onde vivenciei sentimentos, palavras, gestos e pensamentos que não eram meus...Sob a influencia espiritual dos desencarnados já escrevi textos sobre assuntos que não dominava e conversei sobre idéias que não aceitava... fiz ameaças a pessoas que estimo e consolei e esclareci com palavras que não tinha em meu coração...

Jesus certamente morreu na carne e voltou... para nos mostrar que é possível e que todos podemos, complementado seu ensinamento "vós podeis fazer TUDO que faço e muito mais".

Não posso afirmar que TODAS as psicografias são verdadeiras, pois muitos mistificadores se dizem médiuns e se aproveitam da credulidade das pessoas; como também muitos representantes de outras religiões se utilizam da credulidade de seus fieis para praticar atos ilícitos ou enriquecer...

Estes problemas São dos homens... A religiões nada tem a ver com isso.

Espero ter sido de alguma ajuda.

Paz contigo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...