Ciume - Perguntas dos amigos



"... Sou um alguém bem ciumento, tenho tido avanços e estou amadurecimento, todavia, não consigo deixar de ser ciumento e possessivo!Sou casado com uma esposa perfeita, confio nela, mas demonstro o contrário. Busquei ajuda profissional e me ajudou muito, mas esgotou. Agora, quando em profunda reflexão, sinto tristeza com crises de ciume. Como dito, melhorei muito, mas por vezes me depara em tal crise. Fico afetado e imaginando o pior. Acredito que há algo em uma vida anterior que seja a resposta. Tenho força de vontade, mas minha fraqueza momentanea faz com que retorne ao grau zero. Muito obrigado ......"



Prezado ____________, bom dia.

Este processo que você relata PODE ter tido origem em uma vida passada e hoje, em suas lembranças perispirituais, você pode sofrer os efeitos de algum desequilíbrio do passado sim; porém é importante lembrar que a solução para este problema está no HOJE e em VOCÊ.

Não deve buscar aqui ou alí por soluções e idéias que irão tirar este sentimento de seu íntimo - isso não existe.

O que existe - e deve ser feito - é a busca pelo auto-controle através do auto-conhecimento e da reforma íntima; ou seja buscar identificar os motivos que te levam a este comportamento e controlá-los através da força de vontade.

Não é fácil e não é rápido também; pois sempre que temos que mudar algo dentro de nós o nosso psicológico reage defensivamente e tenta impedir este processo; é contra nós mesmos que temos que lutar.

Kardec em o Livro dos espíritos, nas questões 907 a 912, nos fala sobre "as paixões" - estes sentimentos que, quando descontrolados, nos prejudicam e prejudicam aos nossos queridos; Leia e reflita sobre as informações contidas nestas questões.

Alguns fatores existem que certamente podem te auxiliar neste processo de auto controle/conhecimento - se você realmente se dedicar a isto; entre eles posso citar:

- Oração diária e contínua - converse com Deus e com os amigos espirituais pedindo apoio, força e sabedoria - abra seu coração.
- Leitura de textos edificantes e evangelizadores - gosto muito de Mateus 5,6 e 7, mas pode ser os salmos, ou outro evangelho... o evangelho segundo o espiritismo ou a própria bíblia... o importante é que você leia e estude os textos tentando implementar os ensinamentos em sua própria vida.
- Comparecimento a uma casa de oração - qualquer que seja - pois pode auxiliar imensamente quando se dedica de verdade - encare como uma terapia ocupacional de grupo
- Envolva-se com trabalhos sociais e de caridade - utilize seu tempo e mente para fins positivos e frutíferos, ao invés de desperdiçá-lo com pensamentos e atos inúteis e prejudiciais
- Passeie, viaje e viva com sua esposa o mais harmoniosamente possível; busque o equilíbrio nos sentimentos e ações; demonstre o quanto a ama e o quanto gosta dela.
- Mantenha firme sua vontade de se melhorar - pois muitos serão os impecilhos que aparecerão para tentar desviar sua vontade e atenção; muitos serão as tentações de errar novamente - resista e vença... com o tempo e o esforço constante você superará este problema.

Paz contigo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...