Descrença e perder a fé - Perguntas dos amigos



"... Sempre tive fé em Deus, mas de algum tempo pra cá, tenho tido alguns episódios de descrença. Tenho pedido a Deus que aumente a minha fé mas estou com dificuldades. O que vc me sugere? Algum livro ou alguma passagem do evangelho? Aguardo sua resposta. Grata ......"



Prezada _________, bom dia.

Este fato experienciado por você é comum a todos nós que vivemos neste mundo de Provas e Espiações...

O sofrimento e os momentos de dor e desespero fazem parte ativa de nossos dias, agindo como as ferramentas que nos auxiliarão a construir o nosso caráter, a nossa moral e a nossa fé.

Normalmente estes acontecimentos são apresentados em diversos campos de nossa vivência, em diversas intensidades e em momentos variados, para que, de pouco em pouco, possamos ir crescendo e vencendo os obstáculos.

Algumas vezes são revezes sentimentais, outras problemas financeiros, muitas vezes situações envolvendo a família, ainda existem as que não dependem diretamente de nós, mas que nos atingem... São inúmeras as possibilidades de encontrarmos em nosso caminho a dor, o sofrimento e o desânimo.

Em "o evangelho segundo o espiritismo" vamos encontrar todo o capítulo 5 estudando os sofrimentos, suas causas e efeitos,em diversos âmbitos.

Perceberemos então, que em sua totalidade somos vítimas de nós mesmos, colhendo hoje a plantação que fizemos em nosso passado; em um momento que estamos mais maduros e aptos a aprender com o sofrimento.

Muitas vezes somos levados a focar somente no presente e nas dificuldades que estamos passando; e esquecemos de quantas alegrias e momentos felizes já nos proporcionou o Senhor da vida.

Devido ainda a nossa ligação mais estreita com a matéria, damos maior valor ou importância aos fatos que nos abatem neste âmbito do que às alegrias espirituais que recebemos diariamente e às virtudes e talentos que recebemos da vida.

Muitas vezes, em orações as vezes repetetivas, dizemos: "Seja feita a vossa vontade"; e não estamos prontos para compreender o real significado destas palavras... que no meu entender é: Seja feito o melhor para mim, aquilo que vai me auxiliar na vida eterna, mesmo que isso muitas vezes vá contra os meus desejos e gere sofrimento temporário.

Não existe maneira de deixar de sofrer com os revezes da vida... sempre teremos momentos de dor e de sofrimento. O que vai diferenciar é COMO encaramos estes momentos - o bem sofrer ou o mal sofrer.

Quando "perdemos" a fé é justamente porque não compreendemos porque a vida não fez o que nós desejamos ou porque achamos que merecemos uma coisa que a vida não nos deu.. aí ficamos chateados, tristes, enraivecidos, revoltados e nos voltamos - as vezes até inconscientemente - contra aquele que poderá sempre nos dar o consolo para os nossos sofrimentos: Deus.

Deus está sempre aí para nos apoiar e consolar... nós é que muitas vezes perdemos o caminho até ele.

Eu também muitas vezes já pedi para ele aumentar a minha fé... mas como ele vai fazer isso sem me dar testes para ela? ou como ele vai fazer isso se eu não quero passar por situações que vão colocar ela a prova? ou como ele vai fazer isso se eu, na verdade, não quero ter trabalho e espero que ele faça tudo?

A descrença muitas vezes é o disfarce que utilizamos para esconder a nossa insatisfação com as coisas da vida; a nossa infelicidade com o que não temos... esquecendo que devemos buscar ser felizes com o que temos, com o que dispomos e apesar de nossos muitos problemas... pois existem pessoas que desejam diariamente estar onde nós estamos e não podem...

Quando tirarmos o foco do centro de nós mesmos e passarmos a olhar ao nosso redor veremos quanta miséria, dor e sofrimento maiores que os nossos existem ao nosso redor e junto a nós; quantas pessoas que gostariam pelo menos de ter o corpo sadio que temos, ou a cama que dormimos, ou o alimento que recebemos, ou a casa que nos cobre... e não tem.

Estes são os motivos para darmos graças diariamente a Deus e para aprendermos que nada ocorre sem a sua permissão e a necessidade do indivíduo.

Gosto muito do capítulo 6 de "o evangelho segundo o espiritismo"; acho uma leitura sempre agradável e renovadora de nossas esperanças. Leia. Acredito que irá gostar.

Leia também - e medite - os capítulos 5,6 e 7 de Mateus. São de uma sabedoria imensa.

Não sei se respondi o que você desejava, mas espero ter sido de alguma ajuda. Caso necessite não deixe de entrar em contato,

Paz contigo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...