Como perdoar mais rapidamente - Perguntas dos amigos



"... Quando rezo o pai nosso, no trecho: perdoais as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tenha ofendido, tenho encaixado me ajude a perdoar os outros, me ajude a perdoar a mim mesmo ...
Existe alguma maneira para perdoar mais e mais rapidamente? ......"




Prezado __________, bom dia.

Tenho aprendido com Jesus - e com alguns de seus emissários - que o ato de perdoar está inseparavelmente ligado ao de compreender... A partir do momento que nos colocamos no lugar do indivíduo que age contra nós, e percebemos que se estivéssemos na mesma condição, poderíamos ter feito a mesma coisa - ou pior - estamos nos preparando para o perdão.

Dois livros que adorei ler, porque me auxiliaram a aprender este conceito, foram: "o monge e executivo" de James C. Hunter e "sinta-se livre onde você estiver" de Thich Nhat Hanh; pois, embora com objetivos totalmente opostos, ambos da uma aula de "espiritualidade e comportamento" para os que tem olhos de ver.

Em minha vida particular já passei também por diversos episódios onde me magoei com algumas pessoas, inclusive uma vez que pensei nunca ser capaz de nem olhar no rosto da pessoa novamente.

Neste caso, especificamente, meditei nos conselhos de Jesus - que são os mais sábios que poderemos encontrar - quando no sermão do monte nos orienta a "orar pelos que nos perseguem e caluniam" e foi exatamente o que eu fiz.

iniciei a pedir em favor desta pessoa em minhas orações - não foi fácil o começo - mas ao final de algum tempo percebi que não tinha mas raiva dele... depois de mais alguns percebi que sua presença já não me causava incômodo... e hoje converso com ele, aperto sua mão e convivo normalmente - apenas não quero mais intimidade... é, como falei, o lance de "mansos como as pombas e astutos como as serpentes".

O melhor caminho para o perdão é a ação em benefício de quem nos prejudica. O tempo e o amor vão cobrir nossas mágoas e, talvez, transformar a pessoa. Jesus ensinou isso e nós ainda não compreendemos.

Paz contigo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...