Velas e espíritos - Perguntas dos amigos



"... Olá João!
Parabéns pelo blog e pelo seu excelente conteúdo! Sempre muito interessante! Gostaria de tirar uma dúvida. Pratico meditação há dois anos e meu ritual consiste em apagar a luz do meu quarto, acender uma vela e meditar na penumbra, sempre à noite. Mas me lembrei outro dia que meu avô nunca deixa minha avó acender velas em casa porque ele acredita que as velas "atraem espíritos". Então fiquei preocupado: acender velas em casa, especialmente no nosso quarto, pode ser perigoso de alguma forma?
Obrigado pela ajuda ......"



Prezado ___________, bom dia.

Peço desculpas pela demora, mas devido aos compromissos profissionais e do centro o tempo tem sido meio escasso.

Esta "crença" que as velas atraem espíritos tem a ver coma idéia espalhada pela igreja católica que elas servem para "iluminar" o caminho dos espíritos sofredores ou "aquecer" aqueles que estão solitários e na escuridão...

Embora seja uma idéia baseada na "caridade" para com os espíritos dos desencarnados - sem levar em conta que na idade média a igreja também fabricava velas e que hoje em dia muitas igrejas tem "luzinhas" que a pessoa paga para acender por "x" minutos - o verdadeiro sentido das velas era que a pessoa que a acendia deveria ficar alí, rezando pelo desencarnado, e na idade média não tinha como ficar clarear o ambiente sem o uso de velas...

Com o passar do tempo, e buscando sempre a lei do mais fácil, os homens foram alterando a tradição e deixando a vela acesa, sem rezar pelo desencarnado; e assim transformou-se um momento de oração em benefício do desencarnado em apenas um foco de fogo material que não serve de nada para o desencarnado; pois o verdadeiro alívio para os espíritos vem de nossos pensamentos e orações em favor deles; como poderemos entender nas questões 320 a 329 do LE.

Assim sendo, é totalmente sem sentido esta preocupação de velas atrairem espíritos, pois o que realmente atrai os espíritos são os nossos pensamentos em favor deles... entretando, se no ato de acender a vela a pessoa inica preces em benefício do desencarnado este poderá ser atraido para o local; mas não pela chama da vela.

Então não se preocupe e pode continuar sua meditação sem medo de atraír espíritos para seu quarto; pois apenas estarão aí os que já habitam sua casa e convivem com você e sua família, pois, como disse o apóstolo Paulo todos "estamos cercados por uma nuvem de testemunhas".

Espero ter sido de alguma ajuda.

Paz contigo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...