
tempos nublados e solidão - Perguntas dos amigos

tempos nublados e solidão - Perguntas dos amigos
"... Por favor me explique esta expressão, é de um Pensador chamado Ovídio:
"Se os tempos forem nublados, estarás só."
Pode parecer claro, e eu não sei se entendi realmente o que quer passar.
Será que quer dizer que se estivermos tristes e "sombrios", afastaremos as pessoas, fazendo uma comparação com o tempo.
A Paz de Cristo esteja presente em seu caminho sempre. ......"

Prezada ____________, bom dia.
Não conheço este pensador e o correto seria ter acesso ao texto de onde esta frase foi retirada para que pudessemos compreendê-la no contexto, mas posso mesmo assim dar a minha opinião sobre esta frase, de acordo com as minhas convicções, ok?
"Se os tempos forem nublados, estarás só."
Compreendo, a grosso modo que o pensador tentava afirmar que quando a época for de dificuldades (os tempos nublados) ninguém vai de auxiliar (estarás só); o que pode ser uma verdade para grande número de pessoas ao redor do mundo.
Entretanto, observando aos olhos da lei de causa e efeito, perceberemos que apenas estará só aquele que não teve a humildade ou fraternidade para angariar amizades verdadeiras, desinteressadas e que se dedicassem a estar com a pessoa durante os problemas - mesmo que seja uma pessoa apenas, ou um animal de estimação.
Acredito que todos temos como resposta da vida o que damos, então não posso aceitar que uma pessoa que semeou harmonia e amor durante sua vida tenha, nos momentos mais difíceis, que enfrentar os problemas desamparado.
Digo isso a exemplo do Próprio Jesus que, mesmo com todos que o seguiam correndo risco de vida, teve ainda 3 companheiros fieis em seus últimos momentos.
Todos enfrentamos problemas e dificuldades nesta Terra (provas e expiações) e nem todos aqueles que estiverem ao nosso lado serão amigos verdadeiros para nos darem suporte nestas horas; mas se nós tivermos a sabedoria e a humildade de construir nossas amizades baseadas na verdade, fraternidade, amparo e dedicação, certamente teremos apoio em nossas provas.
Acredito que o Ovidio, em questão, deveria ser uma pessoa muito carente e isolada - talvez por se julgar importante ou especial demais; ou até por pensar que ninguém tinha qualidades suficientes para ser seu companheiro; ou quem sabe por não confiar e ter "medo" das pessoas e da sinceridade de suas intenções para com ele.
Independente de qual seja o motivo, acredito que esta frase seja um pedido de socorro de uma alma solitária e amargurada, que não consegue cultivar as coisas realmente boas e importantes da vida por ser incapaz de perceber as qualidades nos outros.
Não sei se respondi como desejava, mas espero ter sido de alguma ajuda.
PAz contigo.
Um comentário:
Venho sempre aqui, pois muitas dúvidas que tenho, são esclarecidas através das dúvidas de outras pessoas...Obrigada, amigo, pois mesmo de tão longe(Sou de Porto Alegre/RS),és capaz de iluminar meus caminhos com suas palavras...
Que Jesus te abençoe sempre!♥
Postar um comentário