tempos nublados e solidão - Perguntas dos amigos



"... Por favor me explique esta expressão, é de um Pensador chamado Ovídio:

"Se os tempos forem nublados, estarás só."

Pode parecer claro, e eu não sei se entendi realmente o que quer passar.
Será que quer dizer que se estivermos tristes e "sombrios", afastaremos as pessoas, fazendo uma comparação com o tempo.

A Paz de Cristo esteja presente em seu caminho sempre. ......"




Prezada ____________, bom dia.

Não conheço este pensador e o correto seria ter acesso ao texto de onde esta frase foi retirada para que pudessemos compreendê-la no contexto, mas posso mesmo assim dar a minha opinião sobre esta frase, de acordo com as minhas convicções, ok?

"Se os tempos forem nublados, estarás só."

Compreendo, a grosso modo que o pensador tentava afirmar que quando a época for de dificuldades (os tempos nublados) ninguém vai de auxiliar (estarás só); o que pode ser uma verdade para grande número de pessoas ao redor do mundo.

Entretanto, observando aos olhos da lei de causa e efeito, perceberemos que apenas estará só aquele que não teve a humildade ou fraternidade para angariar amizades verdadeiras, desinteressadas e que se dedicassem a estar com a pessoa durante os problemas - mesmo que seja uma pessoa apenas, ou um animal de estimação.

Acredito que todos temos como resposta da vida o que damos, então não posso aceitar que uma pessoa que semeou harmonia e amor durante sua vida tenha, nos momentos mais difíceis, que enfrentar os problemas desamparado.

Digo isso a exemplo do Próprio Jesus que, mesmo com todos que o seguiam correndo risco de vida, teve ainda 3 companheiros fieis em seus últimos momentos.

Todos enfrentamos problemas e dificuldades nesta Terra (provas e expiações) e nem todos aqueles que estiverem ao nosso lado serão amigos verdadeiros para nos darem suporte nestas horas; mas se nós tivermos a sabedoria e a humildade de construir nossas amizades baseadas na verdade, fraternidade, amparo e dedicação, certamente teremos apoio em nossas provas.

Acredito que o Ovidio, em questão, deveria ser uma pessoa muito carente e isolada - talvez por se julgar importante ou especial demais; ou até por pensar que ninguém tinha qualidades suficientes para ser seu companheiro; ou quem sabe por não confiar e ter "medo" das pessoas e da sinceridade de suas intenções para com ele.

Independente de qual seja o motivo, acredito que esta frase seja um pedido de socorro de uma alma solitária e amargurada, que não consegue cultivar as coisas realmente boas e importantes da vida por ser incapaz de perceber as qualidades nos outros.

Não sei se respondi como desejava, mas espero ter sido de alguma ajuda.

PAz contigo.

Um comentário:

Mari disse...

Venho sempre aqui, pois muitas dúvidas que tenho, são esclarecidas através das dúvidas de outras pessoas...Obrigada, amigo, pois mesmo de tão longe(Sou de Porto Alegre/RS),és capaz de iluminar meus caminhos com suas palavras...
Que Jesus te abençoe sempre!♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...