Vazio Interior / Vazio Existencial - Perguntas dos amigos



"... Primeiramente gostaria de agradecer pelo blog tão consolador e que traz uma energia,uma paz. Eu sou fascinada pela doutrina espírita, tão consoladora e que traz grande esclarecimento e paz. Querido irmão mesmo sabendo que tudo na vida tem um porque, que tudo é a lei de causa e efeito,e assim entender as bases da doutrina, não entendo o porque ainda sinto um vazio, parece que falta algo. aguém que não sei explicar essa angustia que ás vezs perpetua em meu coração.Gostaria de seus sábios esclarecimentos.
Obrigada
paz a todos nós......"




Prezada _____________, bom dia..

Agradeço seu carinho e apreço entretanto devo declinar o seu elogio e lembrar que sábios são os ensinamentos de Jesus para todos nós; que nos guiam e iluminam os passos cambaleantes nas dificuldades que ainda assolam nossas vidas. Agradeçamos a Ele por sua generosidade em iluminar as trevas de nossas mentes e corações, abrindo assim o caminho para que possamos, dentro de nossas tão grandes limitações, tentar auxiliar aos que, como nós, tanto necessitam de apoio.

Este vazio, minha irmã, muitas vezes denominado "vazio existencial" ou "vazio interior" pode ser definido como um desejo incompreensível do espírito humano em buscar ou ser atendido nos anseios mais profundos de sua psique.

Uma lembrança "inconsciente" de algo que não podemos definir mas que sabemos que falta em nossas vidas.

Alguns estudiosos definem como lembranças perispiríticas do mundo espiritual - onde fruíamos de uma felicidade maior - e que hoje, nos sofrimentos da encarnação, sentimos falta daquilo que já experimentamos e deixamos - muitas vezes sem desejar - vindo lutar para conseguir novamente.

Outros defendem a ideia que seja o nosso subconsciente nos cobrando maiores e melhores ações, atos e pensamentos, de forma a nos harmonizarmos com o todo universal e buscarmos cumprir nossa programação reencarnatória de forma a buscar sua completitude.

Outros ainda afirmam que possam ser influencias espirituais nocivas - obsessões sutis - com a intenção de nos deixar desanimados e levar - pouco a pouco - a um processo depressivo que poderá nos prejudicar imensamente hoje e no futuro.

Acredito eu que, independente da causa, devemos combater os seus efeitos para que os mesmos não nos prejudiquem.

Perceba que não estou dizendo que não devemos ter momentos de introspecção e pensamentos profundos - pelo contrário - acredito que momentos assim são necessários e saudáveis para observarmos, pensarmos, pesarmos e tomarmos decisões em nossa vida. Entretanto a constancia deste tipo de estado pode vir a ser prejudicial para nós.

Devemos então buscar no trabalho no bem o melhor remédio para este tipo de sentimento/pensamento; a dedicação a uma causa de caridade, o convívio com pessoas em necessidade e o comprometimento com o próximo nos trará o equilíbrio e a harmonia necessárias para vencermos este tipo de sensação de vazio.

De certa forma podemos afirmar que o vazio apenas existe se não preenchermos o mesmo - quando preenchemos o tempo, os pensamentos e as mãos o vazio deixa de existir; compreende?

Chico Xavier já dizia que o mundo precisa de pás, e não PAZ; pás para que trabalhemos sempre e estejamos ocupados demais para deixarmos as tentações, depressões, tristezas e influencias negativas nos prejudicarem.

Em minha experiencia pessoal na casa espirita aprendi algumas coisas, entre elas um ensinamento prático que me foi dado pelas pessoas assistidas pelo sopão da casa - as comunidades carentes e necessitadas de palmares e região.

Visitamos regularmente algumas comunidades pobres (tão pobres que as pessoas moram em barracos de papelão, lona e madeira e catam lixo para sobreviver) e nestas comunidades pobres NUNCA encontrei ninguém com depressão, vazio ou com tristeza imensa; e percebi que eles não tem tempo para isso...

Eles estão tão ocupados lutando para viver que não tem tempo de se deprimir... e entendi que era neste sentido que Chico dizia que necessitamos de PÁS; compreende?

Independente do motivo pelo qual este vazio esteja em nosso interior, o vazio sempre pode ser preenchido por algo.

Preenchamos o nosso com boas atitudes e atividades nobres, caridade e amparo aos que necessitam, levando consolo e apoio a quem precisa mais que nós e, certamente, o vazio se preencherá de alegria e paz.

Espero ter sido de alguma ajuda.

PAz contigo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...