"o que o espiritismo pode fazer para me ajudar?" - Perguntas dos amigos




"... As coisas nunca são fáceis pra mim, tenho um genero estranho, as vezes estou bem, as vezes estou de mal com a vida, penso comigo se tem algo haver com meus antepassado, não consigo progredir na vida, estou endividado, nada vai para frente, aposentei da _________, não tenho casa própria, parece que tenho azar nesta vida, que alguém fez algo pra mim, todos meus irmãos tem casa própria, sou o mais velho, e não consigo conquistar nada, o dinheiro em minha mão virá pó... O que poderia o espiritismo fazer para me ajudar, peço apoio, preciso de uma resposta... ......"


Prezado __________________, bom dia.

Perdoe a demora em responder seu questionamento.

Você pergunta "o que o espiritismo pode fazer por você?" e devo afirmar que o espiritismo, meu irmão, não possui remédios, fórmulas ou tratamentos para que sejam solucionados os tipos de problemas listados por você, como muitas vezes as pessoas acreditam erroneamente.

Também não faz conjurações, trabalhos ou encomendas aos mortos para que sejam "limpos", "abertos" ou "eliminados" os problemas de nossas vidas; ser espírita não elimina os problemas de nossas vidas, mas nos orienta como enfrentá-los e aceitá-los de forma resignada.

Os espíritos sérios que acompanham a Doutrina Espírita não se envolvem em nossas decisões materiais, profissionais ou pessoais; antes nos intuindo do melhor para nós, mas deixando-nos livres para escolhermos o que acharmos mais de acordo com nossos desejos naquele momento.

O que o espiritismo pode fazer por você, meu irmão, é esclarecer que existem leis universais que regem nossas vidas e as quais estamos sujeitos desde antes do nosso nascimento nesta encarnação.

Uma delas é a lei de causa e efeito, que nos esclarece que tudo que realizamos tem uma repercussão em nossas vidas; seja num futuro próximo ou afastado, mas invariavelmente estaremos sujeitos aos efeitos criados pelas causas que lançamos em nosso passado. Isto se reflete no lado espiritual e material, de acordo com nossas escolhas.

Quando buscamos a Doutrina Espírita, meu irmão, ela nos abre os olhos e aguça a nossa consciência, esclarecendo que muitas vezes nós próprios somos responsáveis pelo que passamos - seja por decisões e atitudes efetuadas nesta encarnação, como também por fatos ocorridos em nosso passando nas outras existencias.

O espiritismo nos mostra que estamos cercados por uma infinidade de entidades espirituais e que muitas delas desejam nos fazer mal ou influenciar para o sofrimento, como vingança pelos atos que fizemos a elas em outras existencias; nos lembra que somos nós que "abrimos a porta" para estas entidades se aproximarem de nós quando não vigiamos nossos atos e hábitos, bem como quando nos afastamos de Deus e seus emissários através da falta de religiosidade, fé e oração em nossas vidas. Destes hábitos menos felizes e do afastamento de Deus surgem sentimentos destrutivos e revoltas que nos aproximam cada vez mais destas entidades em sofrimento, fechando o laço que nos prende a eles.

A Doutrina espírita, entretanto, nos consola e acalma quando ensina que o remédio para estes males do espírito estão exatamente dentro de nós, e que compete a nós mesmos empreendermos a jornada de volta ao caminho do bem, através da realização de novas escolhas e da modificação de antigos hábitos.

Embora não nos devolva os bens materiais perdidos o Espiritismo nos devolve a capacidade de renovarmos e transformarmos os valores espirituais e morais que possuímos, resgatando o verdadeiro tesouro de nosso coração, através de esclarecimentos preciosos e oportunidades retificadoras de trabalho no bem; através de momentos de reflexão e mudança de sintonia, utilizando como ferramenta a oração e o amor em ação pelo bem nosso e do nosso próximo.

Por isso, meu irmão, o Espiritismo pode resgatar a nós quando estamos em rumo de declínio da depressão e nos alçar de volta as nuvens da esperança, bastando para isso que nos dediquemos com afinco e verdade ao estudo dos ensinamentos do Mestre Jesus e que deixemos que ele entre em nossas vidas, nos inundando de luz e amor.

Sei, por experiencia própria, que não é um caminho fácil e rápido; ao contrário é repleto de pedras, quedas e armadilhas - as quais muitas vezes deixamos para nós mesmos durante nossa caminhada terrena. Mas, também sei por experiencia própria que vale a pena o esforço de cada passo no caminho de volta a harmonia.

Por isso, meu irmão, acredito que seja muito interessante para você, caso deseje conhecer mais profundamente o espiritismo, comparecer a uma casa espírita séria em sua cidade, participar dos estudos e das palestras doutrinárias, buscando conhecer o que o espiritismo pode fazer por você; mas também o que você pode fazer por você mesmo.

Espero ter sido de alguma ajuda.

Paz contigo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...