Análise de texto mediúnico - Perguntas dos amigos

Peço por favor que um médium treinado analise esta mensagem. Obrigado.

Os 10 Mandamentos Divinos Segundo o Espiritismo

1. Não matar.
2. Não torturar.
3. Não cometer adultério.
4. Não maltratar.
5. Não roubar.
6. Não mentir.
7. Não praticar injustiças.
8. Adorar a Deus.
9. Amar ao próximo.
10. Ter boa conduta.

Guia espiritual: __________.
Médium: ____________.

Prezado _________, bom dia.

É importante que você tenha em mente que a análise dos textos espirituais no espiritismo é uma prática de crucial importância para que possamos garantir a origem e a qualidade do material que porventura venhamos a divulgar.

É uma prática adotada e incentivada por Kardec que, inclusive em "o livro dos médiuns" capítulo 20 ponto 230, afirma "Melhor é repelir dez verdades do que admitir uma única falsidade, uma só teoria errônea". Evidenciando assim o cuidado que temos que ter com o conteúdo de nossas mensagens.

O codificador, inclusive, dedica no capítulo 31 da referida obra um subcapítulo intitulado "comunicações apócrifas" que mostra com clareza muito do que podemos encontrar e observar nas comunicações espirituais. 

Muitos médiuns, quando seus textos são observados e analisados, não aceitam ou ficam ressentidos; o que mostra claramente que ainda existe muito de orgulho e vaidade nos mesmos; e que por este motivo devemos sempre observar os textos medianímicos, pois todos estamos sujeitos a influencias, erros, animismos e mistificações.

Alguns de nós, médiuns, inclusive ficamos com raiva ou ressentimento por algum comentário que seja feito sobre nossa produção literária em conjunto com a espiritualidade, o que não deveria acontecer pois toda análise é para o nosso bem e segurança.

Espero que você ao solicitar uma análise do texto em questão - a qualquer pessoa que seja - esteja evangelizado e amadurecido para qualquer possível resposta que venha a receber.

Segue abaixo a minha análise, entretanto gostaria de esclarecer que me considero um ser humano em aperfeiçoamento moral e mediúnico, e não um médium treinado.

O texto em questão está redigido de forma clara e limpa, com expressões simples e sem rebuscamentos desnecessários. O que podemos concluir que evidencia uma simplicidade de expressões e falta de necessidade de se mostrar superior aos que leem, não tendo neste aspecto nada que venha a desabonar o mesmo.

O seu conteúdo é repleto de orientações de comportamento bem direcionadas, sem nenhuma alusão objetiva ou subjetiva a maus pensamentos, atos e hábitos; o que mostra pelo conteúdo um boa intenção do mesmo e orientação de boa conduta para o leitor.

O título da obra, ao meu entender, se mostra vaidoso; pois não podemos nos atribuir o valor de representar o espiritismo ou possuir as verdades da Doutrina; acredito que apenas Kardec poderia fazer isso; todos os outros são complementares. Então Acredito que "Os 10 Mandamentos Divinos Segundo o Espiritismo" é um título um pouco pretencioso e que talvez ficasse menos pretencioso afirmando "seguindo o espiritismo".

A ordem dos "mandamentos", ao meu entender, está um pouco alterada em sua importância e significação; talvez para não ficar parecido com os 10 mandamentos bíblicos o autor espiritual tenha alterado a ordem e colocado o amor a Deus em em 8º lugar e ao próximo em 9º; Mesmo assim vale lembrar que segundo Jesus todos os mandamentos podem ser transformados em 2: amar a Deus e amar ao próximo; bem como o espírito de verdade nos orienta: Espíritas Amai-vos este o primeiro mandamento (no ponto 5 do capítulo 6 de "o evangelho segundo o espiritismo"); Por este motivo acho equivocada a colocação do amor em tão baixa localidade nos 10 mandamentos escritos, quando o amor tem uma importancia tão grande em nossas vidas.

Perceba, meu irmão, que apenas coloco minhas opiniões, conforme solicitado, não me arvorando de detentor da verdade ou de representante da espiritualidade maior.

Acho, inclusive, que deve levar este texto para apreciação junto a equipe mediúnica que trabalha para que os mesmos possam emitir suas opiniões.

Porém, devo lembrar, que caso não esteja participando de um grupo mediúnico em alguma casa espírita, e esteja praticando mediunidade em seu lar ou outro local não indicado, sem a assistencia de uma equipe mediúnica, isto pode representar um procedimento perigoso para o irmão; que deve buscar integrar-se a um grupo o quanto antes.

Sem desejar me envolver em suas questões de escolha pessoal, mas apenas desejando ser útil, ficam aqui minhas observações e orientações.

Estou a disposição para quando quiser entrar em contato.

Paz contigo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...