Espiritismo e Candomblé - Perguntas dos Amigos

Amigo João
Gostaria de saber o que pensa o espiritismo sobre o candomblé? Certa vez por estar confusa com relação a minha mediunidade comecei a buscar respostas em vários centros. Porém, sentia-me vazia e mesmo querendo compreender o que estava acontecendo a partir do ponto de vista de cada entidade a qual frequentava saia dali não acreditando em nada. Até mesmo na casa espirita que já estive na qual tive o privilégio de estar paricipando da mediunica naquele momento não conseguir receber nenhum espirito para comunicação.Apartir do momento que conheci este blog está sendo muito bom. Obrigado


Prezada ________, bom dia.

É muito bom saber que o pequeno trabalho do blog pode ser útil a você e a outros irmãos de caminhada. Obrigado pelo seu carinho.

Recentemente em nossa casa espírita, durante as comemorações de aniversário da casa, tivemos a oportunidade de receber um pai de santo de candomblé para nos ministrar uma palestra sobre a sua religião e suas crenças. Foi um momento muito bom e está disponível para assistir no próprio blog no endereço: http://www.bomespirito.com/2012/11/56-anos-geoc-convidado-pai-israel-0411.html , acho que será bem interessante você assistir.

Falo de minha opinião particular, sem desejo de me colocar como representante do espiritismo, quando afirmo que o espiritismo vê o candomblé - assim como todas as outras religiões - como um dos caminhos que levam para o crescimento e a harmonização do homem.

na questão 842 do LE encontraremos que a melhor religião é aquela que "fizer mais homens de bem"; então acredito que toda religião que pregue o amor, a paz e a harmonia e que consiga transformar os seus adeptos em melhores pessoas - cristãos ou não - é uma religião digna e boa, merecedora de todo nosso respeito.

Precisamos ainda observar que devido a imensa diversidade de espíritos que habitam a terra hoje, suas nacionalidades, origens, tendências e gostos, cada um se sintonizará com um determinado ramo religioso; por este representar o que ele acredita em seu interior, o que gosta e o que respeita. Desta forma nunca poderemos afirmar que nossa religião é melhor que a de fulano... ela pode ser "melhor" para nós que aceitamos suas crenças e práticas; mas cada um terá sua sintonia com o caminho que melhor lhe apresentar o sagrado, a felicidade e a harmonia; compreende?

Então, de uma forma geral, podemos entender o candomblé como uma religião espiritualista, baseada em entidades espirituais e que busca orientar seus adeptos para o bem; certamente, como em todas as religiões, existem pessoas mal intencionadas e mal direcionadas que deturpam os ensinamentos e as palavras para praticar o mal através da escolha religiosa de seus seguidores.
Mas devemos sempre entender que não podemos julgar algo por um de seus representantes. Pois muitos existem que fazem e praticam com seriedade, desprendimento, respeito e amor.

Quanto a esta sua busca, a qual todos passaremos um dia, apenas posso orientar que procure em locais dignos e bem direcionais por Jesus. Onde você se sentir bem, integrada e realizada é o local ideal para você... apenas tome o cuidado de não julgar a religião ou a casa pelas pessoas que a frequentam.

Espero ter sido de alguma ajuda.

Paz contigo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...