Espiritismo: será que é verdade? - Perguntas dos Amigos

Boa tarde, tudo bom? 
Eu sempre acreditei em Deus e na doutrina espírita, porém de um tempo para cá, um pensamento, apenas um, mudou tudo "e se tudo isso for mentira", eu estou a busca de uma prova, por mais que elas estejam na minha frente, parece que há algo que bloqueia eu acreditar, como se eu fosse um cético, mas não sou, quero voltar a acreditar em tudo, por favor, como posso me ajudar? obrigado,



Prezado ___________, bom dia.

Muitos de nós enfrentamos períodos de dúvida e descrença em nossas vidas; estas situações normalmente vem acompanhadas por dificuldades, interesses conflitantes, abordagem eficiente de pessoas que discordam de nossas ideologias, etc.

Eu, entretanto, acredito que estes são momentos de grande crescimento em nossas vidas. Pois sempre que nos encontramos caídos na fé, e depois nos levantamos, voltamos com mais segurança, bagagem e maturidade espiritual; compreende?

Observando seu questionamento "e se tudo isso for mentira?" - acredito que se refira às bases da doutrina espírita: existência de Deus, imortalidade do espírito, comunicação espiritual, reencarnação e múltiplos mundos habitados - e devo afirmar que muitas pessoas cultivam dentro de si este tipo de dúvida e ânsia por confirmação, o que é normal e natural para o nosso atual estágio evolutivo.

Acredito que a melhor resposta para sua dúvida será a partir do exercício da observação e da reflexão sobre o que vê.

Posso te indicar algumas reflexões que inicialmente irão mostrar como seguir em frente e, quem sabe, auxiliar no seu questionamento.

1 - Como nos dizem os espíritos observemos a criação ao nosso redor e compreendamos que pela obra se encontra o autor. Então se toda esta maravilha de vida e luz não foi obra nossa tem que ter sido obra de alguém. Se eu não posso mudar nem criar um mísero grão de areia, alguém muito mais sábio e poderoso que eu tem que ter feito os planetas, a água, as montanhas e as formas viventes. Aí encontraremos a presença de Deus - a explicação inexplicável, o todo e o único, o início e fim, a sabedoria suprema causa primeira de todas as coisas.

2 - observando um cadáver em um enterro ou uma peça de carne em um açougue, questiono o que torna aquele pedaço de carne ali diferente de mim; o que falta nele para que volte a andar, falar e viver? neste momento observo que todos os orgãos, tecidos e moléculas estão exatamente no lugar que estavam desde antes; então não falta nada físico; falta algo que não posso ver, que não consigo reter, que não consigo identificar, mas que sei que falta pois ele não está como era antes. Falta o sopro de vida, a luz divina, a energia que anima a matéria - e que já pode ser medida/identificada pela ciência - falta o que chamamos de espírito/alma.

3 - Como este espírito/alma que não é quantificável nem detectável pode animar um corpo de carne, através de que ligações ele anima aquele instrumento físico? E percebo que da mesma maneira ele consegue se ligar a outros corpos e dar suas mensagens de dor ou alegria; auxiliar ou ser socorrido; e fazer com que outra pessoa relate, escreva, experiencie fatos que estão além de seus conhecimentos, de suas capacidades e de sua vivência. Que estas pessoas defendam teorias com as quais não concordam e as quais desconhecem completamente; que elas sejam identificadas por pessoas de outra familia através das informações e características que expressam e que não são suas... ali se encontra algo que não é quantificável, mensurável ou detectável, mas que exerce uma imensa influencia sobre o corpo de carne se ligando ao mesmo e utilizando-o como desejar. É isto que está faltando ao corpo inerte.

4 - Observo as crianças e percebo que desde o berço todas elas apresentam características diferentes. São gostos e desejos específicos que não são comuns a outras; são tendencias a serem boas ou ruins, apegadas ou desprendidas, secas ou carinhosas - e se fossem criadas no momento do nascimento todas deveriam ser e pensar iguais... observo ainda que meu filho nasceu perfeito, mas que o do vizinho tem necessidades especiais, que um se apresenta cego, outro mudo, outro com o corpo perfeito mas com limitações mentais... e sempre fico a observar porque Deus criaria seus filhos naquele momento do nascimento já com defeito de fabricação? porque ele preferiria uns a outros e distribuiria saúde e beleza a uns e a outros feiura e problemas... que Deus seria este? um Deus passional e injusto - que certamente não é o que eu aceito. então lembro que todos temos defeitos e que não fomos criados perfeitos, isentos de erros; porém percebo que a cada dia surge em mim um desejo que melhorar e de aprender a ser melhor. Só que nesta vida não terei tempo de vencer todos meus problemas e limitações. Então será que Deus me dará uma nova oportunidade de reparar meus erros e buscar equilíbrio? Será que estas características tão diferente destas crianças que vejo são as características que trouxeram de outras existências e que formam a sua psique e a sua bagagem psicológica? Será que aquele sopro de vida, aquela energia que anima o corpo pode ser transferida para outro corpo em formação? 

5 - Observo o céu a noite e muitas vezes fico extasiado com a beleza das estrelas. e hoje sei que nelas existem planetas, nebulosas, galáxias... porque hoje a ciência já me comprova isto; então penso: será que Deus criou todas estas maravilhas apenas para a humanidade utilizar de quintal? ou para que embelezasse a noite para nós humanos? e percebo o egoísmo que existe neste pensamento. acreditando então que assim como o sol tem seus planetas e um teles tem vida, certamente nos outros sóis existem outras terras e outras vidas e outras humanidades para que em todo o universo possamos aprender o amor e louvar a Deus que nos dá tanto sem pedir nada em troca.

Espero, meu irmão, que este pequeno exemplo possa ter auxiliado a esclarecer seu questionamento.

Entretanto, devo afirmar, que acreditar no espiritismo, no catolicismo, no protestantismo, no budismo, no hinduismo ou em qualquer "ismo" que seja é secundário.

O importante é nunca esquecer ou deixar de acreditar na força transformadora e maravilhosa do amor - e colocar em prática.

Acaso assim proceda estará sempre em sintonia com Deus; porque "Deus é amor".

PAz contigo.





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...