Mediunidade - todas as pessoas são médiuns? Perguntas dos Amigos

Na verdade eu não acredito que todas as pessoas venham a ter o dom da mediunidade. Porque. Como pode ter o dom da mediunidade se não tem nem uma visão, não escuta nada, não sente nada e não tem premunição de algo que ainda vai acontecer. Quem não apresenta nada destas reações não tem como dizer que esta pessoa possui mediunidade.

Prezada Amiga, bom dia.

Esta afirmação tem realmente sido objeto de muitas disputas e conversa ao longo dos anos; isto porque muitos interpretam a definição de kardec de um modo, outros de  modo divergente e cada um deseja ter sua interpretação como válida.

A meu entender - e que não quer representar a verdade - acho que Kardec foi muito prático e claro em sua colocação.

Observando o texto da questão 159 de "o livro dos médiuns" veremos o que segue:

"159. Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é,
por esse fato, médium. Essa faculdade é inerente ao homem; não constitui, portanto, um
privilégio exclusivo. Por isso mesmo, raras são as pessoas que dela não possuam alguns
rudimentos. Pode, pois, dizer-se que todos são, mais ou menos, médiuns. Todavia,
usualmente, assim só se qualificam aqueles em quem a faculdade mediúnica se mostra
bem caracterizada e se traduz por efeitos patentes, de certa intensidade, o que então
depende de uma organização mais ou menos sensitiva."

Equivalendo afirmar que todas as pessoas que está sujeito a influencia espiritual(todos nós humanos, ver LE 459) em qualquer grau de sensibilidade - em grau nulo, menor ou maior - tem a sensibilidade mediúnica; porque esta sensibilidade é inerente a todo ser humano.

Estando esta sensibilidade, entretanto, sujeita a uma conformação biológica e genética - nosso corpo e nossas necessidades reencarnatórias, ela se apresenta de inúmeras maneiras. Deste o zero até o 100%, variando de indivíduo para indivíduo.

Perceba que para a maioria de nós, que não percebe a presença dos espíritos mas que é influenciado por eles, Kardec elimina a denominação "médium" e caracteriza assim apenas os que podem ser instrumentos de sua comunicação ou transmissão de mensagens.

Afirmando claramente que a definição "médium" deve ser utilizada para aquelas pessoas que tem a sensibilidade mediúnica desperta a tal ponto que possam ser instrumentos dos espíritos - e não para a grande maioria de nós que tem a sensibilidade mediúnica em níveis de quase dormência, compreende?

Desta forma, para efeito prático e de estudo, médium é aquele que serve de intermediário para as comunicações espirituais - conscientes ou inconscientes - que venham através dele.

Espero ter sido de alguma ajuda.

Paz contigo.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...