Novas Práticas na casa espírita - Perguntas dos Amigos


Sim, você é um espírito evoluído e fiel aos princípios do espiritismo. Isto, de certo, é louvável. Mas por diversas ocasiões em que exercia minha profissão, como jornalista e pesquisadora, 
pude observar que apenas preservar, em determinadas situações, pode destruir o objeto que tanto queremos defender. Para produzir conhecimento está implícito avançar no desconhecido, sair das considerações empíricas, portanto, do que já nos é conhecido. O espiritismo "para" em Allan Kardec?
(Pergunta vinda de uma anterior troca de e-mails sobre a validade e utilização da regressão de memória como serviço na casa espírita)


Olá _____________. Bom dia.

Obrigado pelo carinho mas não sou evoluido não... estou ainda em franca evolução e tenho muito "feijao com arroz" pra comer ainda... hehehe

É realmente pertinente a sua observação e seguramente, como o próprio Kardec afirma, o que ele deixou é apenas o início do desenvolver do espiritismo, que como ciência, filosofia e religião tem muito a crescer e desenvolver, acompanhando o caminhar da humanidade terrestre.

Desta forma´- no tocante ao espiritismo, e não me referindo a outras tendencias espiritualistas - cada dia mais informações, revelações e orientações estão sendo enviadas do plano espiritual para a Terra através dos espíritos e médiuns direcionados para esta tarefa.

Devemos, entretanto, perceber que estes espíritos declaradamente espíritas - entre eles Joanna de Angelis, Bezerra de Menezes, André Luiz, Emmanuel, Dr Inácio, etc -  tem nos orientado sobre conceitos morais, psicológicos, filosóficos e espirituais, sem fugir do conteúdo doutrinário do espiritismo; sem implementar novas técnicas.

Desta forma técnicas como corrente magnética, apometria, regressão e outras são práticas espiritualistas ou esotéricas que algumas vezes estão sendo adotadas por alguns centros sem que haja uma orientação espiritual ou avaliação; outras vezes por espíritos de outras orientações que não espiritas, tipo universalistas, hindus, ramatistas, novaeristas(ufólogistas), etc...

O espiritismo segue os ensinos de Jesus, as orientações de Kardec e tem um corpo de doutrina e procedimentos formado e orientado pela FEB; portanto percebo que o fato em questão não é "parar" no tempo e não avançar no conhecimento; mas direcionar o objeto de desenvolvimento dentro de uma metodologia de trabalhos e estudos. 

O conhecimento e a base de informações aumenta sempre; as orientações e esclarecimentos estão sempre se atualizando e renovando; as técnicas utilizadas tem atendido as necessidades materiais e espirituais; desta forma - em uma visão particular - percebo a inclusão de um novo objeto de estudo e prática como divisor de recursos na casa espírita.

Talvez por isto os espíritos eminentemente espíritas - assim como as casas por eles orientadas -  não direcionem os estudos e as práticas para "novidades" ou "modismos" mas permaneçam firmes com a base prática fundada na rocha da experiência, mas ampliando e implementando sempre e continuadamente o conhecimento intelecto-moral.

Abraços e paz contigo.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...