Álcool e espiritismo 3 - Perguntas dos amigos ...

boa tarde,
não sou alcoólatra, mais de vez em quando tomo cerveja. 
ta errado?



Prezada Irmã, bom dia.

A depender da pessoa a quem você pergunte esta resposta terá as mais diversas respostas e entre elas "sim" ou "não". Por isso não posso dizer o que está "certo" ou "errado", mas apenas dar a minha opinião sobre o assunto, certo?

Tenho uma ideia muito particular a respeito de determinados assuntos - a qual não representa o espiritismo, mas a minha opinião embasada nos estudos realizados, o que é diferente; compreende?

Acredito que nada que Deus permita o homem ter a inteligência para criar é sem propósito e se um objetivo bom e justo; Inclusive os produtos intoxicantes como o Álcool e algumas drogas, pois que - quando utilizados com seriedade e cuidado - tem ações medicinais, benéficas, anestesiantes e curadoras quando necessário.

Da mesma forma algumas religiões e representantes religiosos tem a este respeito a sua opinião, que pode ser determinação da religião ou pessoal, e onde algumas permitem o uso do álcool - até em suas cerimônias e tradições - outras não. E acredito que nenhuma delas esteja errada, pois que cada um tem a sua interpretação e entendimento dos conceitos de "certo" e "errado".

A exemplo disso podemos observar o vegetarianismo que é defendido por muitas pessoas, religiões e espíritos - inclusive utilizando a argumentação que pessoas vegetarianas já estão em mais elevado estágio evolutivo... Apenas gostaria de lembrar a estes irmãos, encarnados ou desencarnados, que Hitler era vegetariano... e Chico Xavier comia carne... :-)

Perceba, então, que no meu ponto de vista não existe erro simplesmente por conta do produto consumido, mas sim por parte da pessoa que o consome, compreende? O problema não está no produto em si, mas no desequilíbrio de quem o utilize ou consuma. Normalmente é no excesso que está o mal, no desequilíbrio que nós humanos teimamos em efetuar por não sabermos nos controlar.

Perceba que acho muito mais digno uma pessoa que beba e pratique a caridade do que uma pessoa que não toma álcool mas que pratica atos de maldade para com os outros.

Sei que é meio complicado de paradoxal, caindo inclusive para o lado da filosofia, mas é assim que entendo esta questão.

Teremos um ótimo material de estudo nas questões 712 a 714 e 907 a 912 de "o livro dos espíritos" o qual vale a pena uma leitura atenta.

Agora se falarmos de mediunidade e álcool aí o assunto muda de foco. Pois que os efeitos do álcool podem agir e influenciar diretamente na sensibilidade e qualidade do trabalho mediúnico realizado.

Os efeitos fluídicos do álcool levam em média 72 horas para deixar o organismo; equivalendo dizer que mesmo após os efeitos materiais serem eliminados o nosso fluido continua embebido com o teor alcoólico e, consequentemente, facilmente sentido pela espiritualidade.

Este processo facilita a vampirização e obsessão por parte dos espíritos sofredores e também prejudica e maltrata os espíritos evangelizados que desejem e possam trabalhar através de nosso aparelho mediúnico.

O médium que exerce seu papel de instrumento espiritual com responsabilidade e seriedade deve evitar o consumo do álcool, pois que nunca sabe quando será convidado a contribuir com energias e fluidos para os amigos espirituais, atendimento a sofredores, aplicação de passes e tarefas do tipo; sem contar com as reuniões mediúnicas propriamente ditas.

Para os espíritos evangelizados o médium com fluidos alcoolizados equivale ao indivíduo malcheiroso com o qual tenhamos que estar em contato próximo... isto certamente é desagradável; assim como o cigarro e outros tóxicos.

Por isso, querida irmã, vale a pena observar que o espiritismo não nos proíbe de nada; entretanto nos esclarece as consequencias e possibilidades que o consumo de determinados produtos pode trazer materialmente e espiritualmente; bem como solicita que tratemos com o mínimo de compromisso e respeito aos espíritos amigos que trabalham conosco no plantio do bem, tanto na mediunidade quanto nas obras de caridade material.

Como tudo na vida temos a livre escolha para decidir, mas devemos sempre utilizar o bom senso.

Espero ter respondido o que esperava.

Paz contigo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...